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Artigo: "O equilíbrio das finanças da serventia: a percepção do funcionário" - Talita Caldas

Publicado em: 10/04/2018
A gestão financeira de qualidade depende de inúmeras variáveis que interferem no desempenho interno da serventia. Hoje vamos falar da percepção do funcionário.

Os funcionários do cartório contribuem para redução dos custos? Eles acreditam na importância da participação e, por isso, opinam? Estão em busca da melhoria contínua? Eles se preocupam em atender bem os clientes? Importam-se com os erros objetivando não os repetir? 

Repare que essas indagações instigam um diálogo constante, uma reflexão periódica sobre o rumo da serventia e a equipe precisa saber que é em certa medida protagonista, e não mero figurante; como se diz, com propriedade, sua equipe “transforma uma folha A4 em um documento oficial válido em todo território nacional”.

Cada um da equipe deve saber que de sua atuação depende diretamente a gestão administrativa e financeira do cartório; afinal de contas, todos gostam de ser atendidos com interesse, eficiência, eficácia e educação esmerada. Não é isso que esperam os clientes do cartório? Pois bem, os clientes internos (funcionários) também têm a mesma expectativa. Além disso, quem trata melhor o cliente tem maiores chances de fidelizá-lo. 

Você sabe qual é a percepção de seus funcionários sobre sua gestão? Ao mapear essa percepção é que traçamos os planos de melhoria dos pontos fracos e valorizamos e enaltecemos os pontos fortes.

Atualmente, mesmo com a imagem de uma organização burocrática, em que o cidadão é obrigado a ir ao cartório (portanto há uma demanda pelos serviços), é importante que a equipe se sinta parte do processo e valorize o cliente, destinatário final da atividade e em cujo benefício a existência da serventia se justifica. 
Do contrário, outras tecnologias virão e, desde que haja possibilidade de escolha (tabelionatos de modo geral) outras serventias similares acabarão aproveitando essas brechas do mercado para atrair o cliente.

Lembre-se: a equipe segue o exemplo do líder. Como é seu líder? O que ele valoriza?

Referência: CALDAS, Talita / SCIASCIA, Daniela. Como Melhorar as Finanças do seu Cartório? Aprenda Passo a Passo. 2017. 29 p. Ebook  no website www.tac7.com.br.

*Talita Caldas é Sócia Diretora da Tac7.


Fonte: CNB/SP
Tags relacionadas: Artigo, Talita Caldas, A percepção do funcionário