Faça o Login ou Cadastre-se

Dúvidas Frequentes

Informamos, inicialmente, que o Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal (CNB/CF) é uma entidade associativa de tabeliães de notas do Brasil e possui a prerrogativa, conferida pelo Conselho Nacional de Justiça, de organizar o Registro Central de Testamentos (RCTO), que se constitui em banco de dados informativo denominado Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (Censec) de todos os testamentos públicos e respectivas revogações lavrados, nos termos do artigo 1º do Provimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 18/2012.

Para realizar a solicitação de informação sobre existência de testamento é necessário acessar o portal www.censec.org.br, mais precisamente no link Busca de Testamento, realizar seu cadastro e encaminhar os documentos solicitados.

Informações sobre o pedido de busca de testamento: http://www.censec.org.br/Cadastro/CertidaoOnline/InformacoesTestamento.aspx

Faça seu pedido: http://www.censec.org.br/Cadastro/CertidaoOnline/

Dúvidas: (11) 3122-6287
pedido@notariado.org.br


 
O Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo é uma Associação Civil representativa dos Tabeliães de Notas do Estado de São Paulo e a função do Departamento Jurídico é a prestação de serviços de assessoria aos tabeliães de notas associados. 
Nesse sentido, esclarecemos que a informação pretendida pode ser obtida junto a um cartório de notas, sendo que, caso não possua um tabelião de sua confiança, consulte o Cadastro Nacional de Serventias no site do Conselho Nacional de Justiça e posteriormente clique no link "Clique aqui para Produtividades e localização de Serventias extrajudiciais".
Prezado(a) Senhor(a),
O Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal disponibiliza no site www.censec.org.br por meio do link Consulta CESDI (Central de Separações, Divórcios e Inventários Extrajudiciais) o qual se trata de um banco de dados atualizado quinzenalmente desde 2007, a pesquisa sobre um dos atos supracitados, desde que já concluídos. A pesquisa pode ser feita somente pelo nome, RG e/ou CPF da parte.
Permanecemos a disposição para quaisquer esclarecimentos.

 
O Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal possui a Central de Escrituras e Procurações (CEP), contudo a pesquisa está condicionada a requisição judicial.
 
Acesse www.censec.org.br > Documentos importantes >Manual do usuário
 
A informação sobre a existência ou não de testamento somente será fornecida mediante apresentação da certidão de óbito conforme determina o Provimento 18/2012 do Conselho Nacional de Justiça. Casos excepcionais (quando a pessoa é viva) a informação somente será fornecida sob requisição judicial, deferido pelo Juiz Corregedor Permanente da Comarca ou a pedido do próprio testador.
 
A pesquisa pode ser solicitada à 2ª Vara de Registros Públicos, telefone: (11) 2171-6362.