Cartório de Santo Anastácio investe em estrutura e em treinamento buscando qualidade no atendimento para a cidade

 
Motivado pela segurança jurídica oferecida pelo notariado para a promoção da paz social, o tabelião Lourival da Silva Lourenço iniciou sua carreira há exatos 23 anos. De auxiliar a titular, sua trajetória o levou ao Tabelionato de Notas e Protesto de Letras e Títulos de Documentos de Santo Anastácio, onde trabalha há quatro anos.
 
De investimentos operacionais como compra de computadores e softwares, controle de dados, novas impressoras e móveis para o escritório à qualificação profissional de todos os colaboradores, inúmeras mudanças foram realizadas pelo tabelião desde que assumiu a serventia.
 
Cursos promovidos pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP), palestras jurídicas internas, reuniões em conjunto para a leitura e explicação das NSCGJ/SP, padronização de minutas de escrituras e procurações e elaborações de check lists foram algumas das atividades desenvolvidas para o melhor entendimento dos colaboradores às suas respectivas funções.
 

Sobre as alterações na serventia, Lourival ressalta a importância do estímulo à constante evolução. “Investimos e melhoramos a estrutura física da serventia e a qualificação técnico-profissional dos colaboradores para cumprir os requisitos de excelência e qualidade, tanto na gestão organizacional quanto na prestação de serviços aos usuários”.
 
O notário ainda afirmou que a relação entre notário e cliente é baseada em confiança e só ocorrerá se realmente houver uma interação direta entre ambos. Sobre isso, ele ilustrou algumas das interações diretas realizadas no cartório por meio da participação em campanhas. “No final do ano de 2016 participamos da campanha ‘Adote um Idoso’ promovida pela Anoreg/SP, na qual foi arrecadada uma grande quantia de alimentos e fraldas geriátricas para o Abrigo dos Idosos de Santo Anastácio/SP”.
 
Após mudanças na localização do cartório que hoje conta com 9 funcionários e uma média de 80 pessoas atendidas diariamente, a qualidade no serviço prestado é uma preocupação constante. Cursos de pós-graduação, treinamento estratégico cartorário, simpósios e congressos desenvolvidos pelo CNB/SP e demais entidades do ramo notarial são algumas das formas de capacitação oferecidas aos colaboradores do cartório de Santo Anastácio.
 
Para o futuro da serventia, Lourival almeja melhor atender a comunidade ampliando os trabalhos na área de usucapião extrajudicial e conquistando reconhecimento para a serventia por meio do Prêmio de Qualidade Total Anoreg (PQTA).