Novo presidente do TJSP busca modernizar gestão
 
O maior Tribunal de Justiça do País será dirigido no biênio 2018/2019 pelo desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças. Ativo e experiente, com mais de 40 anos dedicados à magistratura paulista, ele assumiu o cargo de juiz substituto em 1976 e chegou a desembargador em 2005.
 
Quem lê o currículo do novo presidente logo percebe outra paixão em sua carreira: o magistério. É professor de Direito Comercial nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; professor permanente do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Nove de Julho e professor da Faculdade de Direito de Bauru; além de atuar como professor convidado em cursos da FGV-GV Law, PUC-SP, Escola Paulista da Magistratura, Escola Paulista do Ministério Público e Escola Paulista de Direito.
 
No biênio 2016/2017, Pereira Calças ocupou o cargo de corregedor-geral da Justiça, atuação que contribuiu para uma visão mais profunda da estrutura do Poder Judiciário. O foco de sua gestão é o aprimoramento da prestação jurisdicional. “Ratificamos todos os dias a sagrada missão de resolver conflitos da sociedade, para preservação dos direitos por meio do julgamento de processos ou de métodos adequados. Queremos um Judiciário reconhecido nacionalmente como moderno, célere e tecnicamente diferenciado”, diz Pereira Calças. Em busca desses objetivos, o novo presidente pretende dinamizar e modernizar a gestão, melhorando a infraestrutura e tecnologia e reduzindo custos.
 
Administrar o TJSP é uma missão que envolve números superlativos: são mais de 42 mil servidores e 2.500 magistrados; 319 comarcas do Estado; e 1.511 varas (297 na Capital e 1.214 no Interior).
 
Para tanto, o presidente contará com o auxílio de sua equipe de juízes assessores. Conheça os magistrados:
 
 
 
        Gabinete Civil
 
        Marco Fábio Morsello
 
        Leandro Galluzzi dos Santos
 
        Camila de Jesus Mello Gonçalves
 
 
 
        Assuntos Jurisdicionais
 
        Airton Pinheiro de Castro
 
        Ricardo Dal Pizzol
 
 
 
        Designação de Magistrados
 
        Daniela Maria Cilento Morsello (Capital)
 
        Fabio Coimbra Junqueira (Interior)
 
 
 
        Tecnologia, Gestão e Contratos (TGC)
 
        Maria Rita Rebello Pinho Dias
 
        Ana Rita de Figueiredo Nery
 
        Paula Lopes Gomes
 
        Renato Hasegawa Lousano
 
 
 
        Assuntos de Segurança Pública
 
        Leandro Galluzzi dos Santos
 
 
 
        Recursos Humanos
 
        Silvana Malandrino Mollo
 
        Tatiana Magosso
 
 
        N.R.: texto originalmente publicado no DJE de 10/1/18.