Como resultado do sucesso da participação dos cartórios cearenses na última edição do Prêmio de Qualidade Total da Anoreg/BR (PQTA), uma nova consultoria foi estabelecida para 2018. Dos 10 cartórios que participaram ano passado, 8 confirmaram a continuidade dos trabalhos focados no PQTA e há mais 10 novas serventias envolvidas na preparação desse ano.
 
O treinamento de 2018 é resultado da parceria entre a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Ceará (Anoreg/CE), o Sindicato dos Notários, Registradores e Distribuidores do Estado do Ceará (Sinoredi/CE) e a Conceitus Gestão Empresarial, empresa responsável pela consultoria de 2017 que levou 10 cartórios cearenses à premiação.
 
Segundo a presidente da Anoreg/CE, Helena Borges, a parceria representa o esforço das entidades de classe para a melhoria da categoria. “O foco no aperfeiçoamento vai além da premiação, porque é algo cumulativo. São melhorias que a gestão das serventias pode ver no seu cotidiano, seja na otimização dos procedimentos internos, seja no atendimento ao público. Todos que participam do PQTA atestam como o processo representa um choque positivo na gestão”, avalia Helena ao reforçar o convite para que os cartórios entrem no projeto.
 
O encontro realizado dia 12 de maio foi o primeiro de uma série (veja o cronograma aqui) e tem um tratamento voltado tanto aos novatos quanto àqueles que já participaram da edição 2017. O encontro inicial teve a apresentação do prêmio, o detalhamento das faixas de premiação e os depoimentos dos cartórios veteranos sobre a importância de todo o processo. No caso dos cartórios mais experientes, como já existe um embasamento, o trabalho é focado no aperfeiçoamento e acompanhamento do que já começou.
 
Aline Brito, diretora da Conceitus, que está a frente da consultoria, lembra que ao se preparar para o PQTA, o cartório acaba tendo um auxilio nas visitas de correição. “O plano de gestão bem estruturado faz muita diferença nas visitas de correição”, explica Aline.
 
Fagner França da Silva, do Cartório do Ofício de Notas e Registros de Amontada, que participou da edição 2017 do PQTA ratifica as melhorias e seu impacto nas correições. “Ano passado conseguimos o ouro e esse ano vamos atrás da categoria diamante. O prêmio tem a chancela do CNJ e isso faz uma diferença prática. Quando eu tive correição e falei para a juíza que estava participando do PQTA e ela própria salientou a importância do prêmio para demonstrar a organização do cartório. O PQTA mostra como o cartório tem uma preocupação, se dedica, procura melhorar”, ressalta Fagner.
 
Outro ponto de destaque é auto-avaliação com base nos requisitos do PQTA. Aline Brito explica: “Muitos itens podem ser executados com o envolvimento da equipe e mudanças estratégicas. Há um impacto porque se avalia que o que era feito apenas com base no costume e pode ganhar um incremento com um olhar mais técnico”, afirma.
 
O próximo encontro tem como data prevista o dia 9 de junho, a partir das 9h, na sede da Anorge/CE e do Sinoredi/CE.