A procura por realização de casamentos e toda a sua estrutura envolvida subiu mais de 54% no município de Votuporanga, que faz parte do interior de São Paulo. Quem garante é a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG/BR). Essa porcentagem faz referência à procura por todo tipo de igreja e ainda pelos serviços adicionais que se tem nas cerimônias, demonstrando que esse pode ser um grande nicho.
 
Ultimamente, a média de casamentos realizados a cada dia é bem alta: são 3 mil em todo o país. Isso faz com que haja mais de 1.000.000 durante todo cada ano, trazendo emprego para quem organiza as festas, para quem cria as lembrancinhas e muitos outros profissionais.
 
Que tipos de casamentos?
 
A pesquisa realizada pela ABRAFESTA abarcou todo tipo de festa de casamento e também de cerimônia. Entretanto, nota-se que existe mais diversidade com relação aos estilos: não se tem mais a hegemonia das festas tradicionais. Muitas empresas que fazem a organização de casamentos são procuradas para montar festas na praia ou até mesmo no exterior.
 
Também existe uma procura maior pelas cerimônias de casamento realizadas nas igrejas evangélicas. Outra mudança no estilo das cerimônias é que muitas delas são reduzidas: diversos noivos desistem de realizar festas muito grandes para fazer pequenas recepções.
 
Vantagens para o setor de serviços
 
Com a maior ocorrência de casamentos, também se vê rendimento muito mais alto em diversas empresas de serviços. Uma delas é a de buffet: a quantidade de encomendas de quitutes para festas, desde os mais comuns até os mais finos, tornou-se maior.
Além das grandes empresas de buffet, os empreendedores que fazem doces e salgados de forma independente também têm alcançado mais clientes. Não se pode esquecer que muitas das encomendas que aumentaram são para empresas de decoração, como as de flores. A maior razão para isso é a cerimônia religiosa: não importa em qual igreja seja, a tradição é que se faça a decoração com flores.
 
Cerimonialistas
 
Os escritórios de Cerimonialistas também são muito requisitados por causa do aumento de casamentos. Contudo, esse tipo de serviço já teve um momento de mais brilho: por causa das recentes crises financeiras do país, os noivos passaram a selecionar pessoalmente os serviços que ficavam a cargo do cerimonialista.
 
Dessa maneira, é mais comum que o casal procure por conta a floricultura, que contate a confeitaria e que faça as demais contratações. Por outro lado, a classe A continua sendo fiel aos Cerimonialistas para tratar de todos os pontos do casamento. O motivo para que muitos noivos abram mão desse serviço é que, como os cerimonialistas cuidam de absolutamente todas as etapas, os honorários são bastante altos.
 
Redes sociais
 
Como elas estão em todos os setores da vida das pessoas, é claro que elas também são utilizadas nos casamentos. Os grupos são o recanto onde os noivos ficam informados sobre quais são os serviços mais baratos e sobre profissionais autônomos.
 
De fato, a existência de mais casamentos também tem causado encorajamento em quem é freelancer: muitos aproveitam para fazer as filmagens e arrecadar uma renda extra, dizendo-se o mesmo de quem tem uma banda e pode fazer covers. Além de tudo, há muitos fotógrafos que ofertam seus ensaios para casais nesses grupos.
 
Apesar de requisitar os freelancers ser uma solução para os noivos que querem economizar, é claro que é preciso que se guardem todas as comunicações nas quais se confirmou o serviço. Além disso, os noivos não devem pagar todo o custo antes de ocorrer o casamento ou de a encomenda ser entregue.
 
Por conta
 
Diversos tipos de serviços se tornaram mais procurados por causa do crescimento de cerimônias de casamento no país. Entretanto, também aumentou a quantidade de casais que não contrata quase nada: são as pessoas que tratam sozinhas das suas comemorações.
 
Apesar de a igreja ainda ser um gasto, a decoração acaba sendo realizada pelos próprios noivos, assim como seus familiares são recrutados para cuidar da comida, etc. Existem noivos que fazem também as suas lembrancinhas, da mesma forma que acontece em festas de aniversário. Isso mostra que o crescimento de 25% nos casamentos traz aumento de renda para o país, no geral, mas que esse aumento não é proporcional.