Desembargadores exerceram o cargo no biênio 2016/2017
 
O Tribunal de Justiça de São Paulo é uma instituição que valoriza a preservação da memória e as tradições. Um importante rito que vai ao encontro desses preceitos foi realizado, dia 30 de outubro, no Salão do Júri do Palácio da Justiça, sede da Corte: a inauguração dos retratos dos desembargadores Luiz Antonio de Godoy (Direito Privado), Ricardo Henry Marques Dip (Direito Público) e Renato de Salles Abreu Filho (Direito Criminal) nas Galerias de Retratos das Presidências de Seção. Os magistrados exerceram os cargos no biênio 2016/2017.
 
“O passado deve ser cultuado, sempre que, como na espécie, ele tenha sido digno e exemplar”, resumiu o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Gastão Toledo de Campos Mello Filho, orador em nome dos atuais presidentes de Seção. “Ao ser reverenciado pelo descerrar dos retratos, esse passado servirá de exemplo para o futuro. E é assim que se constrói a grandeza desta Corte”, continuou. Em seu discurso o magistrado traçou um panorama das trajetórias dos três homenageados, suas qualificações e características marcantes. “Cada um dos retratos, nas Presidências das Seções, serve de aviso da necessidade do respeito às tradições, serve de alerta a todos da seriedade das atribuições que lá são exercidas e, mais importante, serve de reconhecimento das qualidades dos retratados”, afirmou.
 
Ao fazer uso da palavra, o desembargador Ricardo Henry Marques Dip, orador em nome dos ex-presidentes de Seção, fez questão de agradecer aos juízes assessores, aos servidores da Justiça, aos desembargadores do TJ/SP, às famílias de cada um dos ex-presidentes e aos componentes do Conselho Superior da Magistratura no biênio 2016/2017. Relembrando o convívio com os desembargadores Luiz Antonio de Godoy e Renato de Salles Abreu Filho destacou: “Queríamos servir o Tribunal de Justiça de São Paulo. Queríamos distribuir Justiça. Queríamos repartir a cada um aquilo que é seu. Isso faz a grandeza do Tribunal”. Segundo ele, “o que importa é o ânimo, a vontade de bem servir a Justiça, a dedicação com que esse Tribunal tem dado conta e exemplo ao Brasil inteiro de que somos sérios, somos graves e que queremos o bem – e que Deus nos ajude para que consigamos”.
 
“Aqui se agradece, aqui se cumprimenta e aqui se cultua a tradição desta Corte de Justiça”, sintetizou o presidente da Corte, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças. Segundo o magistrado, com a solenidade “a história do passado se une ao presente e já projeta o futuro desta Corte”. “Estamos aqui homenageando três juízes, três magistrados modelares, paradigmáticos e cultos”, afiançou. “Vossas Excelências, senhores desembargadores homenageados, nos dão muita segurança e orgulho de pertencermos a uma grei de lutadores e guerreiros”, finalizou.
 
Também prestigiaram a solenidade o vice-presidente do TJ/SP, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Getúlio Evaristo dos Santos Neto; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; a subprocuradora-geral de Justiça de Integração e Relações Externas, Lídia Helena Ferreira da Costa dos Passos, representando o procurador-geral; a defensora pública coordenadora do Núcleo de Segunda Instância e Tribunais Superiores, Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho, representando o defensor público-geral; o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo, desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Francisco Eduardo Loureiro; o presidente do TJ/SP no biênio 2016/2017, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; os ex-vice-presidentes do TJ/SP, desembargadores José Gaspar Gonzaga Franceschini e Ademir de Carvalho Benedito; o ex-presidente do TRE/SP, desembargador Mário Devienne Ferraz; o desembargador William Marinho de Faria, representando o presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo; o presidente da Associação Paulista de Magistrados, juiz Fernando Figueiredo Bartoletti; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJ/SP, coronel PM Sérgio Ricardo Moretti; o presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção São Paulo, José Carlos Alves; os familiares do ex-presidente da Seção de Direito Privado: a esposa Maria Cecília Balester Mello de Godoy, a filha Marina Balester Mello de Godoy e o irmão, desembargador José Roberto Peiretti de Godoy; as familiares do ex-presidente da Seção de Direito Público: a esposa Regina Fátima Faria Dip e as filhas Maria Isabel Faria Dip Capolete e Thais Faria Dip; a esposa do ex-presidente da Seção de Direito Criminal, Ana Lúcia Sartori de Salles Abreu; desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público, defensores públicos, advogados, militares, familiares e servidores da Justiça.