CNB/SP publica a segunda edição da RDN em formato totalmente on-line, democratizando o acesso ao conhecimento
Prestes a completar 13 anos, a Revista de Direito Notarial (RDN), publicação acadêmica do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP) lança sua segunda edição em formato totalmente online, inaugurando nova capa e layout. A revista é um dos mais conceituados periódicos acadêmicos do País em matéria de notas e registros públicos e traz, neste número, artigos de diversos especialistas na área.
A RDN segue recebendo, em fluxo contínuo, artigos para publicação da próxima edição. Notários e registradores que estejam fazendo mestrado ou doutorado, ou que já tenham concluído esta etapa de formação, são o público-alvo preferencial, mas todos podem participar enviando artigos científicos no próprio portal, na aba “Submissões”. Todas as regras de publicação estão disponíveis neste mesmo local.
Desde 2019, a coordenação da RDN vem promovendo inúmeras transformações em sua estrutura e em sua política editorial, além de ter estabelecido novas linhas de pesquisa para organizar as futuras publicações. Elas estão alinhadas com o processo de maturação da produção intelectual observada nos últimos anos nos estudos de Direito Notarial e, também, com a ampliação de sua interface com outras disciplinas do saber jurídico, tais como o direito administrativo, o direito urbanístico/imobiliário e o direito tributário e o direito civil.
Para tanto, incorporou novos membros ao seu prestigioso Conselho Editorial. São pesquisadores renomados e de consagrada produção intelectual, que conferem ao periódico grande sustentação acadêmica.
Veja abaixo a lista de artigos e autores da edição atual da RDN:
– Apresentação
Wilson Levy
– Da inglória tentativa de eliminação da separação à derrotada busca do divórcio impositivo no Brasil
Regina Beatriz Tavares da Silva
– Usucapião extrajudicial: uma análise do disposto processual no provimento nº 08/2014 da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Ceará
Matheus Teixeira Bezerra
– A importância dos serviços extrajudiciais: cartórios notariais e sua função social no Brasil
Isadora Garcia Pinto
– Liquidação de quotas sociais de sociedade simples por morte de sócio: é necessário o inventário e a partilha das quotas ou basta a alteração do contrato social?
Rodrigo Feracine Alvares, Olavo Figueiredo Cardoso Junior
– Responsabilidade civil dos notários e registradores: mais uma hipótese de responsabilidade civil do estado
Luciana Oltramari Velasques
– Reflexões sobre o futuro do protesto de títulos e outros documentos de dívidas com a implementação do provimento CNJ nº 86/2019
Fellipe Vilas Bôas Fraga
– O Conselho Nacional de Justiça e seus limites sobre a atuação das serventias extrajudiciais
Denise Kobashi Silva
– Análise constitucional do sistema notarial e registral brasileiro
Rachel Leticia Curcio Ximenes de Lima Almeida
– Procedimento na legitimação fundiária
Carlos Humberto Francisco de Souza
Acesse o portal da Revista de Direito Notarial e participe: http://rdn.cnbsp.org.br/index.php/direitonotarial