Prezando pela credibilidade e pela capacitação da equipe, 15° Tabelionato de Notas se mantém atento às necessidades da população
 
Há muitos anos exercendo a atividade notarial, o 15° Tabelião de Notas de São Paulo, João Roberto de Oliveira Lima, aprendeu o ofício extrajudicial com a família: seu pai era escrevente (15° Tabelião de Notas de São Paulo), assim como 3 tios (17° e 22° Tabelionato de Notas de São Paulo e 2° Tabelionato de Notas de Franca), 2 irmãos e 1 filho, os três últimos trabalhando com ele hoje.
 
Após passar pelo 2º Tabelionato de Notas e de Protesto de Letras e Títulos da Comarca de Jaú, entre 1993 e 2005, lembranças afetivas tiveram grande peso para a escolha do cartório na capital, na ocasião de sua posse em 2005. João Lima conta que o 15° Tabelionato de Notas de São Paulo proporcionou a sua primeira oportunidade de emprego, em 1954, e a última antes de se tornar notário, na qual atuava como escrevente. “Além disso, encarei como desafio devolver a credibilidade de um dos mais tradicionais cartórios da capital, credibilidade essa que se encontrava abalada por acontecimentos anteriores à minha nomeação”, relatou.
 

Para isso, resolveu implementar algumas melhorias. Mudou-se para a Vila Olímpia, remanejou e ampliou a equipe de colabooradores e apostou em novas instalações e tecnologias. “Foram algumas alterações necessárias para a otimização do trabalho”, explicou. Além disso, o novo endereço ocasionou o aumento de produtividade e contratação de mais funcionários, inclusive de jovens aprendizes.
 
Atualmente, a serventia o conta com 115 funcionários, atendendo uma média de 1.300 pessoas por dia. Para João Lima, a interação entre o tabelião e a comunidade é fundamental já que o papel do notário é servir o usuário respaldado pela fé pública que lhe foi delegada pelo Estado, prevenindo litígios e imprimindo segurança aos atos praticados. “O tabelião precisa estar sempre atento às necessidades da população, aperfeiçoando não só a qualidade dos serviços prestados, como também mantendo constantes atualizações de seus conhecimentos e de seus prepostos, por meio de cursos e seminários”, ponderou.
 

Por prezar pela qualificação de sua equipe, o notário busca permanentemente o aprimoramento dos setores administrativo e financeiro, além do direcionamento para o estrito cumprimento das Normas de Serviço da Corregedoria Geral de Justiça (NSCGJ/SP). “Visamos informar e orientar bem o usuário, tendo como meta a excelência no atendimento ao público”.