No dia 13 de fevereiro, o  Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP) realizou em sua sede a primeira Reunião de Associados de 2017, que também foi transmitida via streaming. O encontro teve início com a apresentação dos resultados de mídia anual referente ao ano de 2016, que exibiu grandes evoluções: 1.398 reportagens veiculadas à entidade publicada nos diversos veículos de comunicação, um número 106% maior em relação à 2015.
 
Temas como modernização de cartórios, divórcios, combate à corrupção, união estável homoafetiva e o Provimento CG nº 37/2016 (permite a lavratura de escritura de inventário e partilha com testamento, desde que expressamente autorizado pelo juízo sucessório competente, nos autos do procedimento de abertura e cumprimento de testamento) foram amplamente abordados tanto nas mídias tradicionais quanto nas redes sociais que, hoje, contam com vasta aderência do público externo. O Facebook do CNB/SP alcançou mais de 30 mil seguidores representando um aumento de 950% em relação ao ano anterior, enquanto o Instagram da associação conta com mais de mil.
 
Em seguida, o presidente do CNB/SP, Andrey Guimarães Duarte, introduziu os temas jurídicos de maior relevância para o notariado nos últimos meses: a Lei Estadual n° 16.346/2016, que altera a Lei n° 11.331/2002 e dispõe sobre a inclusão no valor da Carteira de Previdência o montante de 4,8% sobre o valor destinado aos tabeliães no que diz respeito à tabela de emolumentos; além da obrigatoriedade de tradução juramentada em apostilamento de documentos em língua estrangeira determinada pelo CNJ.
 
O presidente ainda abordou as principais conquistas do notariado em 2016 como o lançamento do trâmite das certidões entre cartórios (novo módulo da Censec), da 2ª edição da TV Cartório e do app Debates Notariais. “O aplicativo é mais uma ferramenta que colocamos à disposição para gerar contato direto. As transmissões das reuniões mensais e a comunicação direta através de circular poderão ser acessadas por lá e dúvidas podem ser sanadas entre colegas por meio de debates que serão organizados por temas. Foi aberto também um tópico para os aprovados no 10ª Concurso para que eles possam expor suas questões e terem suas respostas através dos colegas que podem relatar suas experiências.  É uma ferramenta extremamente interessante no dia a dia para aproximarmos a comunicação entre os colegas e a comunicação com o próprio Colégio”, afirmou.
 
Por fim, os presentes foram convidados a participar dos eventos que ocorreriam em datas próximas: Treinamento Prático em Gestão Notarial e Registral aos aprovados no 10º Concurso, XX Congresso de Direito Notarial no Estado de São Paulo e o Treinamento de Gestão de Cartórios.