Conheça os benefícios do esporte que controla a mente e tira os pés do chão
 
Inúmeros estudos comprovam que o equilíbrio entre corpo e mente é a melhor receita para uma vida longa e próspera. Entre as recomendações mais populares estão pequenos hábitos diários, tais como consumir mais água, não abrir mão das noites de sono regulares, uma alimentação balanceada entre verduras e proteínas e, obviamente, a prática de exercícios físicos. Para este último, grande parte da população torce o nariz e diz que não tem tempo para a academia ou que é “chato demais” fazer musculação.
 
Mas e se dissermos que existe um esporte pouco conhecido que, ao mesmo tempo trabalha a musculatura, o equilíbrio e ainda alivia o estresse diário provocado pelas intensas horas de trabalho agindo diretamente na mente?
 
O slackline é uma modalidade esportiva cujo objetivo é a manutenção do equilíbrio sobre uma fita estendida e presa entre dois pontos (montanhas, árvores, postes etc). Originado nos anos 80 em uma pequena região da Califórnia, mistura alpinismo, arte circense e é dividido em três modalidades que se diversificam, entre outras coisas, nas medidas das fitas utilizadas para a prática: longline (20 metros de comprimento e 25 milímetros de largura), trickline (15 a 25 metros de comprimento e 50 milímetros de largura) e o highline (praticado a partir de 10 metros de altura e com medidas variantes).
 
Como a maioria dos esportes, a parte física é trabalhada em regiões concentradas no abdômen, na musculatura das pernas e principalmente no que diz respeito à correção da postura. Ao contrário do que a maioria pode imaginar, também é recomendada para quem sofre de labirintite, chegando a amenizá-la consideravelmente.
 
Além dos benefícios psicológicos ligados à prática de qualquer exercício físico, a psicóloga clínica Jéssica Carmassi ressalta os privilégios desse esporte tão incomum.  “Com a visão voltada para o slackline, além dos benefícios citados acima, esse esporte pode proporcionar o aumento da concentração, disciplina, paciência e habilidade em lidar com as frustrações. Capacidades que auxiliam, também, em outras áreas da vida, como social, profissional, interpessoal e intrapessoal, favorecendo o aumento da inteligência emocional”, explica. “Mas mais importante que isso: a atividade física regular auxilia na diminuição da ansiedade, estresse e na prevenção e diminuição da depressão”.
 
Outro diferencial é o ambiente completamente díspar de uma academia ou qualquer ambiente fechado, já que o esporte é praticado sempre ao ar livre, aumentando a sociabilidade com as pessoas ao seu redor por ser algo chamativo. E é exatamente isso que o professor e praticante Rafael Amaral ressalta. “Sou praticante de slackline há 5 anos e um dos aspectos que mais mudaram e fazem diferença na minha vida até hoje é a prática de um exercício físico regular, melhorando minha qualidade de vida e saúde”, afirmou.
 
Outros aspectos de sua vida foram afetados positivamente. “O meu ciclo de amizades se diversificou, aumentando o meu conhecimento cultural. Também por meio do slackline conheci diversos lugares ao participar de eventos, campeonatos e encontros”, ponderou. Para quem gosta de fugir do senso comum em busca de territórios desconhecidos, a atividade pode ser uma ótima opção – elevação do corpo e da mente sem sair (tanto) do chão.