A funcionária do TJSP seleciona a caixa do processo na prateleira e dela retira o 1º volume de um inquérito policial histórico. Em letras garrafais o nome da vítima: Wladimir Herzog. Assim como este, muitos documentos de grande relevância para a preservação da história do Judiciário e da memória do povo paulista estão sob a guarda do Tribunal – alguns deles datados do século XVII.
 
Na 13ª edição da revista Justiça SP, o trabalho realizado pela Coordenadoria de Gestão Documental é destaque. A matéria relata como é feita a meticulosa identificação e guarda de documentos valiosos, pertencentes ao acervo do Arquivo do Tribunal, assim como o descarte seguro de processos para eliminação. Ali também é realizado trabalho de preservação física de documentos.
 
Os bons resultados do Programa Judiciário Eficiente, que superaram expectativas, são apresentados nessa edição, assim como os detalhes da campanha Razões para Acreditar, que tem como meta aproximar o Tribunal da sociedade.
 
O leitor conhecerá também a história da juíza Paula Maria Castro Ribeiro Bressan, titular da 1ª Vara Cível de Jaú – cidade onde passou toda a sua infância –, que, entre uma brincadeira e outra, costumava visitar seu pai no fórum da comarca, onde ele, juiz, era titular na mesma unidade judicial que ela agora ocupa.
 
A edição também explica como atua o Numopede, núcleo da Corregedoria Geral da Justiça que monitora e analisa perfis de demandas judiciais repetitivas, distribuição em massa e grandes litigantes, buscando a racionalização, economia e conhecimento de demandas abusivas.
 
A poesia do desembargador Luiz Augusto de Salles Vieira e os 190 anos da Faculdade de Direito do Largo São Francisco são lembrados, com homenagens prestadas por desembargadores e juízes do Tribunal que lá estudaram.
 
As seções “Bem-estar”, que divulga a programação de eventos da Secretaria da Área da Saúde (SAS) para os próximos meses, e “Leitura Jurídica”, que apresenta resenhas de livros publicados por magistrados do TJSP, completam o conteúdo da edição.
 
O acesso à revista eletrônica está disponível no link http://issuu.com/tjspoficial, ou no site do TJ/SP. Basta clicar em “Contatos” no menu na parte superior da página, selecionar “Revista Justiça SP” e clicar em cima da foto da 13ª edição. Confira!