Debater conteúdo doutrinário e acadêmico relacionado ao Direito Notarial é o objetivo central do primeiro projeto institucional da Academia Notarial Brasileira (ANB) – A Confraria Notarial -, que no próximo dia 18 de agosto reunirá, em São Paulo, alguns notários e acadêmicos para debater o tema “Escrituras de Uniões Estáveis. Do Alcance da Perscrutação Notarial acerca das Declarações dos Conviventes”.

Ao redor de uma mesa de jantar, os 10 participantes convidados acompanharão a exposição do acadêmico, desembargador Ricardo Henry Marques Dip, presidente da Seção de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), para – em seguida – promoverem um debate que será concluído com a elaboração de enunciados da Academia Notarial Brasileira sobre o tema.

“A Academia Notarial Brasileira surgiu com o objetivo de debater em alto nível temas doutrinários fundamentais ao aperfeiçoamento da atividade notarial em nosso país”, pondera o presidente da ANB, acadêmico Ubiratan Guimarães. “Neste contexto, visando a aproximar a academia das vicissitudes que preocupam o notariado brasileiro, no dia a dia, pensamos na Confraria Notarial, como um projeto que reunirá sempre – em vários pontos do País – um acadêmico e alguns notários, com o objetivo de lançar luzes sobre temas que mereçam uma discussão mais profunda no seio acadêmico”, conclui.

Os convites para participação nesta 1ª Edição da Confraria Notarial serão pessoais e intransferíveis, sendo que a Academia pretende realizar ainda este ano, outros quatro eventos acadêmicos, sendo um em cada região do Brasil: Norte (Manaus), Sul (Rio Grande do Sul), Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul) e Nordeste (Recife). As datas serão divulgadas nos próximos dias.

Ficha Técnica

Evento: Confraria Notarial – 1ª Edição
Data: 18.08.2017
Horário: 20h
Local: Restaurante A Bela Sintra – Rua Bela Cintra, 2325 – São Paulo (SP)
Participação: Convites individuais e intransferíveis