Dedicação e esforço da tabeliã Pauliana Pinheiro foram reconhecidos ano passado com o Selo Diamante no Prêmio PQTA
 
O ingresso na área notarial aconteceu de sobressalto. A andreense Pauliana Pinheiro da Cruz da Ponta começou a advogar logo depois que saiu da faculdade. Foi um colega de profissão que a apresentou a área notarial e explicou sobre o concurso público. “Achei muito dinâmica e interessante. Quando ele me falou, faltava pouco mais de um mês para o 5º concurso, nem tive tempo de estudar”, recorda-se a tabeliã que, ainda assim, foi aprovada na prova.
 
Um ano depois, em 2009, Pauliana prestou concurso no Rio de Janeiro e assumiu um cartório no distrito de Getulândia, na cidade de Rio Claro. Todavia, sua vontade era estar próxima de sua terra natal, por isso continuou prestando outras provas. “Pelo 6º concurso fui para o cartório da pequena cidade de Monte Alegre do Sul, na região de Amparo, interior paulista. Continuei com os estudos e no 7º, finalmente, assumi o 1º Tabelião de Notas e Protesto de Avaré”, explica a notária, que há quase cinco anos é responsável pela serventia do município avareense.
 
Pauliana detalha os fatores que a fizeram escolher este cartório: distância até Santo André (287 quilômetros), tamanho/potencial de crescimento de Avaré, número de funcionários e valor das despesas fixas. “Quando assumi em outubro de 2011, tive que fazer diversas mudanças. Desde a sede do cartório, horário e rotina de trabalho, atendimento aos clientes  até a parte administrativa relacionada à organização e qualificação dos colaboradores”.

Para suprir a necessidade da população local, que conta com aproximadamente 100 mil moradores, outras 10 pessoas trabalham ao lado da tabeliã e realizam por dia, em média, 90 atendimentos. “Quando um novo funcionário entra no cartório, ele recebe uma apostila e tem acesso a todos os livros da nossa biblioteca. Eu dou algumas aulas e promovo discussões sobre as normas de serviço e tópicos mais solicitados no nosso dia a dia. Além disso, os nossos colaboradores ganham bolsa de estudo para faculdade e pós-graduação”, relata Pauliana, emendando: “O projeto deste ano é que todos os escreventes e demais interessados participem da Escola de Escreventes à distância do Colégio Notarial”.
 
Em 2015, na 11ª edição do Prêmio de Qualidade Total, evento que congratula ofícios que atendam requisitos de excelência e de qualidade na gestão organizacional, Pauliana Pinheiro da Cruz da Ponta foi uma das premiadas com o Selo Diamante, um reconhecimento pelo trabalho realizado no cartório de Avaré. “Fazemos nosso trabalho totalmente voltado para a satisfação das necessidades e vontades dos clientes, sempre cercado de segurança jurídica, que acreditamos ser a prioridade básica de qualquer pessoa que adentra uma serventia extrajudicial. Desde que cheguei à cidade, venho tentando me aproximar da comunidade para entender melhor suas demandas, suas necessidades, para atendê-la da melhor maneira possível”.

Leia as edições anteriores do + Cartórios:

+ Cartórios: Dedicação histórica garante sucesso

+ Cartórios: Capacitação e dedicação

+ Cartórios: O bom filho a casa torna