O XII Seminário Internacional Ítalo-Ibero-Brasileiro de Estudos Jurídicos terá como tema “Direito Contemporâneo: sistemas tradicionais e a era digital”. O evento ocorrerá nos dias 25 e 26 de maio, no auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Podem participar estudantes, servidores da Justiça, professores e profissionais liberais.
 
As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas no site do Instituto Ítalo-Ibero-Brasileiro de Estudos Jurídicos. Ao final do evento será emitido certificado de 20 horas complementares para os participantes que tiverem pelo menos 80% de frequência.
 
O seminário reunirá juristas brasileiros e estrangeiros para debater temas atuais, como direito de imagem, e-commerce, crimes cibernéticos, streaming, direitos fundamentais e a realidade da internet, além da complexidade do mundo tecnológico.
 
Entre os expositores estão os ministros do STJ Villas Bôas Cueva, Paulo de Tarso Sanseverino, Marco Buzzi, Og Fernandes, Raul Araújo, Mauro Campbell Marques e Maria Thereza de Assis Moura. A presidente do STJ, ministra Laurita Vaz, presidirá a mesa da sessão solene na abertura do evento.
 
Também são aguardados os professores Rui de Figueiredo Marcos (Universidade de Coimbra), António Pinto Monteiro (Universidade de Coimbra), Fabio Elefante (Universidade La Sapienza), Roberto Nannia (Universidade La Sapienza), Francisco Amaral (UFRJ), Leonardo Bessa (MP/DF), Antenor Madruga (Rio Branco), José Julio Fernandez Rodriguez (Universidade de Santiago de Compostela), Roberto Rosas (Unb), Márcio Garcia (Rio Branco), Álvaro Iglesias (PUC – Campinas), Carlos Bastide Horbach (USP e Uniceub) e Maristela Basso (USP).
 
A coordenação científica é do professor Carlos Fernando Mathias de Souza, desembargador federal aposentado do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.