Evento aconteceu no Fórum de Guarulhos e contou com importantes nomes, entre juízes, tabeliães e registradores
 
Na quinta-feira, dia 16 de agosto, aconteceu o 8° Circuito Jurídico de Guarulhos, que contou com a participação do desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP), Ricardo Henry Marques Dip. Ao final do evento, o desembargador recebeu um certificado de homenagem e um troféu da FIG/UNIMESP, que promove o debate, pela inestimável contribuição à causa da Justiça.
 
Durante o encontro, realizado no Fórum de Guarulhos, Dip fez uma retrospectiva constitucional do acesso à Justiça, citando importantes fatos históricos e suas relações com a Justiça.
 
“Eu acho importante a oportunidade que eu tenho de transmitir uma experiência. São 34 anos meditando sobre registro, escrevendo. Não quer dizer que a gente conheça tudo, mas é uma experiência que eu consigo transmitir alguma coisa. Hoje em dia, a minha preocupação é estimular as pessoas a estudar, a ver a importância dos registros e das notas”, declarou.
 
Em sua palestra, o desembargador também destacou a relevância dos jovens de hoje, além de sedimentar sua esperança sobre a juventude brasileira, afirmando que “só ela poderá corrigir e ainda dar um tempo de paz para nossa comunidade”.
 
Com relação à juventude, a coordenadora da Faculdade de Direito da FIG/UNIMESP, Ossanna Chememian Tolmajian, ressaltou a importância do Circuito Jurídico como projeto acadêmico, que leva os alunos para espaços públicos do Município e os aproxima de autoridades. “Foi muito importante a presença do desembargador Dip pela sua história. Ele é um professor, ele é muito didático e, sempre que ele vem dar palestra em Guarulhos, os alunos acompanham ele. Além de ser simpático, traz um conteúdo profundo, científico. Foi muito importante esse contato com os alunos”, afirmou.
 
O juiz diretor do Fórum da Comarca de Guarulhos, Ricardo Felício Scaff, discursou a respeito da formação acadêmica e da importância da presença do desembargador no encontro. “O desembargador Dip é um ‘jurisconsult’, que tem habilidade e conhecimento para palestrar qualquer conferência, sobre qualquer tema. Os senhores podem ter certeza disso”, ressaltou.
 
Já o desembargador Fábio Dalla Vecchia, representando o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ/PR), também esteve presente e deu um depoimento sobre o colega de profissão. “O desembargador Ricardo já soube, nessas suas andanças, conquistar o povo do Paraná. O Tribunal de Justiça do Paraná, junto com o Colégio Notarial, realizou, cerca de três ou quatro semanas atrás, um evento. E eu posso assegurar a todos vocês: Eu não me recordo de que um palestrante tenha, de certa forma, lotado o Plenário do Tribunal de Paraná e com a presença massiva de desembargadores”, disse.
 
Diversos juízes, tabeliães e registradores também marcaram presença no Circuito Jurídico de Guarulhos.