Na sessão realizada na terça-feira (28 de agosto), o ministro Moura Ribeiro assumiu a presidência da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele substitui no posto o ministro Marco Aurélio Bellizze, que concluiu seu mandato no dia 21 de agosto.
 
Ao desejar sucesso ao novo presidente, o ministro Paulo de Tarso Sanseverino lembrou que Moura Ribeiro assume o comando da turma de direito privado exatamente cinco anos após tomar posse no STJ, em 28 de agosto de 2013. Além do trabalho desenvolvido na corte superior, o ministro destacou a experiência do novo presidente na magistratura estadual.
 
Moura Ribeiro elogiou a gestão de seu antecessor e ressaltou a melhoria na eficiência dos julgamentos da Terceira Turma com o início das sessões virtuais do colegiado. Segundo o ministro, foi concluído na última segunda-feira (27 de agosto) o julgamento virtual dos 25 primeiros recursos, com expectativa de apreciação de mais 25 a partir desta terça.
 
Despedida
 
Na última sessão como presidente da turma, em 21 de agosto, Marco Aurélio Bellizze falou sobre a experiência no cargo e agradeceu o apoio dos membros do colegiado ao longo de seu mandato.
 
“Eu agradeço aos colegas pela forma harmônica com que conseguimos realizar as sessões, julgando um grande número de processos com a devida atenção a cada um deles, fruto do preparo antes das sessões, atendendo advogados e estudando os processos”, disse. O ministro foi elogiado pelos pares e também pelo Ministério Público, devido à produtividade das sessões.
 
Especializada em direito privado, a Terceira Turma é composta pela ministra Nancy Andrighi e pelos ministros Paulo de Tarso Sanseverino, Villas Bôas Cueva, Marco Aurélio Bellizze e Moura Ribeiro.