O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, participou no dia 25 de novembro (quinta-feira) da abertura da cerimônia de entrega do Prêmio de Qualidade Total Anoreg, destinado a reconhecer a excelência na gestão organizacional e na prestação de serviços notariais e de registro no país.
 
“A atividade notarial e registral é indispensável, não só para a garantia e a segurança dos negócios jurídicos, mas, especialmente, para o próprio crescimento e desenvolvimento do nosso país e para o exercício da cidadania”, comentou Martins.
 
O ministro destacou que, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, os notários e registradores mantiveram suas atividades, assegurando o exercício de direitos fundamentais e prevenindo litígios.
“Devemos buscar o diálogo com a sociedade e com as instituições, valorizando a atuação dos notários e registradores, uma vez que exercem uma atividade essencial para a sociedade, não só em razão dos atos de registro que praticam, mas, sobretudo, pela capilaridade e pela capacidade de prevenir litígios”, afirmou o presidente do STJ.
 
Humberto Martins expressou confiança nos serviços extrajudiciais notariais e de registro, lembrando que acompanhou de perto o funcionamento dessas serventias no período em que exerceu o cargo de corregedor nacional de Justiça, entre 2018 e 2020.
 
O ministro parabenizou o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg), Cláudio Marçal Freire, pela realização do evento.
 
Reconhecimento da qualidade em uma atividade fundamental
 
O Prêmio de Qualidade Total Anoreg, já na 17ª edição, tem por objetivo reconhecer os serviços notariais e de registro que atendam aos requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional da serventia e no atendimento aos usuários.
 
As inscrições para a premiação foram abertas a todos os cartórios brasileiros, de todas as especialidades, independentemente do tamanho, do número de colaboradores e da localização. Auditores independentes contratados pela Anoreg se encarregaram de certificar as práticas de excelência dos inscritos.
 
Segundo a organização, a avaliação dos participantes levou em conta requisitos como estratégia, gestão operacional, gestão de pessoas, instalações e inovação, além de uma análise detalhada das medidas adotadas pelas serventias para garantir a continuidade dos serviços no contexto da pandemia.