No dia 13 de setembro comemora-se o Dia Internacional do Legado Solidário

 

A criação de um dia especial para comemorar o Legado Solidário reforça o reconhecimento crescente da importância de destinar parte do patrimônio a causas que beneficiam as futuras gerações. De acordo com dados do Colégio Notarial do Brasil (CNB), São Paulo lidera no número de pessoas que aderem ao Legado Solidário por meio de doações em testamento. Em 2023, 12.701 testamentos foram registrados no estado, dos quais 75 incluíram uma instituição. Vale destacar que a notificação é opcional, o que sugere que o número real de doações pode ser ainda maior.

 

Em 2024, o UNICEF, com suas ações voltadas à promoção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes mais vulneráveis, já foi escolhido por 10 doadores como instituição a ser beneficiada pelo Legado Solidário. Essas pessoas decidiram deixar sua herança, ou parte dela, para que, no presente e no futuro, milhares de crianças tenham acesso à saúde, educação, proteção social, prevenção à violência, além de água, saneamento e higiene.

 

Neste ano, o CNB/SP e o UNICEF renovaram sua parceria para promover o Projeto Legado Solidário, que incentiva doações em testamentos para causas humanitárias. Durante a reunião, foram discutidas estratégias para aumentar a divulgação da cultura testamentária no Brasil. O UNICEF compartilhou sua experiência internacional e identificou gargalos, como a falta de informação, que precisam ser superados. O projeto visa ampliar o conhecimento público sobre doações em testamento e seu impacto na vida de pessoas vulneráveis.

 

Para saber mais sobre essa parceria, clique no link leia o artigo sobre a assinatura do acordo entre CNB/SP e UNICEF.

 

Para o representante do UNICEF no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil, o dia do Legado Solidário é um compromisso nobre e vital para o futuro das crianças. “O dia 13 de setembro é dedicado a todos os que deixaram, ou pensam em deixar, de forma generosa, uma doação em seu testamento. É um dia também de conscientização: uma oportunidade para que mais pessoas saibam que é possível deixar um Legado“, diz.

 

O poder transformador de um Legado Solidário

 

Em uma data tão especial, nós te convidamos a refletir sobre o poder transformador das doações em testamento, que perpetuam valores pessoais e ajudam a construir um mundo melhor, além de reconhecer e agradecer àqueles que já escolheram deixar seu legado através do programa.

 

O UNICEF está presente em 191 países com projetos nas áreas de primeira infância, educação e proteção. Em 2023, alcançamos:

 

+17 milhões de crianças alcançadas por programas de detecção precoce e tratamento contra desnutrição.

+6 milhões de doses da nova vacina contra malária distribuídos

+10 milhões de crianças, adolescentes e familiares com acesso a programas de prevenção a violências

+23 milhões de pessoas com acesso a uma quantidade suficiente de água própria para consumo doméstico.

 

Lembre-se de que cada contribuição, independentemente do seu tamanho, tem o potencial de transformar vidas. Ao incluir o UNICEF em seu testamento, você também fará parte de um movimento global que acredita em um futuro melhor para todas as crianças. Sua generosidade hoje pode ser o legado que impactará as próximas gerações.

 

Junte-se a nós e faça a diferença. Preencha o formulário e receba um Guia que explica como você pode fazer parte.

 

Fonte: Unicef/BR

Deixe um comentário