Uma nova geração está à frente dos Cartórios brasileiros. É o que revela o estudo “Raio-X dos Cartórios”, um levantamento inédito da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG/BR), que mostra que mais da metade dos profissionais em atuação no Brasil está há menos de 15 anos à frente das delegações.

A pesquisa, realizada entre abril e julho de 2024, traça um panorama do setor e aponta para uma renovação significativa nos Cartórios brasileiros. Enquanto 41% dos participantes têm menos de 10 anos à frente das unidades, outros 21% possuem entre 11 e 15 anos de delegação. Por outro lado, apenas 5,4% dos titulares estão entre 41 e 50 anos à frente das unidades cartorárias do país.

Esta nova realidade tem possibilitado que a atividade se reinvente constantemente, migrando seus serviços para o meio eletrônico e incorporando novas tecnologias, como Inteligência Artificial e Blockchain. Outra razão da mudança tem sido a realização de concursos públicos pelos Tribunais de Justiça, que por sua vez estão cada vez mais frequentes no país.

A diversidade de tempo de atuação indica que o setor extrajudicial no Brasil é composto por uma combinação de profissionais que estão na vanguarda das mudanças, como a digitalização, e aqueles com uma bagagem consolidada, que garantem a continuidade e estabilidade dos serviços.

Este dado é parte do levantamento “Raio-X dos Cartórios”, que busca entender o perfil e as percepções dos Notários e Registradores brasileiros sobre temas relevantes da atividade extrajudicial, destacando a diversidade de experiência na atividade.

Confira o resultado completo:

De 0 a 5 anos: 21,90%

De 6 a 10 anos: 19,68%

De 11 a 15 anos: 21,27%

De 16 a 20 anos: 10,48%

De 21 a 30 anos: 9,84%

De 31 a 40 anos: 11,11%

De 41 a 50 anos: 5,40%

Prefiro não responder: 0,32%

Os resultados completos do levantamento estarão disponíveis de forma interativa no site exclusivo do Raio-X dos Cartórios, onde é possível explorar todos os dados e insights de maneira clara e acessível.

*Os dados apresentados no Raio-X dos Cartórios refletem a realidade dos titulares de Cartórios que participaram da pesquisa e não têm caráter estatístico, ou seja, não representam a totalidade dos profissionais do setor, mas sim um recorte específico que oferece insights valiosos sobre as tendências e desafios enfrentados pelos Cartórios no Brasil.

Fonte: Anoreg/BR

Deixe um comentário