O Colégio Notarial do Brasil – Seção Paulo (CNB/SP) informa que, segundo relato do Tabelião de Notas e Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais de Jordanésia, Francisco Carlos Pereira de Souza, tem havido ocorrências de golpes no interior de São Paulo (região de Jundiaí, Cajamar, Várzea, Jarinu, Franco da Rocha, Francisco Morato, Sorocaba, Botucatu, Atibaia etc) via quadrilha organizada.
Ontem (18 de julho), dois deles – Lafayete Marques Cunha e Claudio Rossi Candido da Silva – foram presos no próprio Cartório de Jordanésia, após serem pegos em flagrante. “Eles já vêm com a documentação pronta. Dá até para suspeitar pois normalmente um cidadão comum não tem o conhecimento que eles têm”, descreveu Francisco Souza. “Eles pesquisam um imóvel que está à venda, pegam o endereço, vão no registro de imóveis e levantam a matrícula e os nomes dos proprietários. Depois vão na Praça da Sé, compram os espelhos do RG, CPF, certidão de casamento e falsificam tudo. A partir disso, eles se passam por vendedores [inserem fotos deles nos documentos dos vendedores] e não há como o cartório fazer essa verificação subjetiva”.
De acordo com o titular, a quadrilha conta com cinco integrantes e todos os titulares de serventias devem ficar alertas.
O CNB/SP está tomando as medidas cabíveis para evitar mais situações como essas.