O Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP) convida notários, substitutos e gerentes administrativos das serventias a se inscreverem no Treinamento de Gestão Cartorário. Restam poucas vagas!
Módulo 1: Treinamento “Planejamento Estratégico para Cartórios: Superando Desafios na Área Administrativa” ocorrerá ao longo de três sextas-feiras, das 9h30 às 17h30 (8 horas por dia), no auditório da entidade, localizado na Rua Bela Cintra, 746 – cj. 121 – Cerqueira César – São Paulo – SP.
As datas são:
Encontro 1: 10 de março (sexta);
Encontro 2: 17 de março (sexta);
Encontro 3: 24 de março (sexta).
Investimento:
R$ 2.400,00 por participante, valor total para as três aulas de 8 horas cada.
Pagamento em até 4 vezes ou R$ 2.280 à vista.
Inscrição:
Para se inscrever enviar e-mail para inscriçõ[email protected], com o assunto “TREINAMENTO CARTORÁRIO”, com os seguintes dados:
– Nome completo;
– CPF;
– Nome completo da serventia;
– Telefone para contato.
O boleto de pagamento será enviado para o e-mail que solicitar as inscrições.
Atenção!
– Os dados fornecidos nas inscrições serão utilizados na confeccção dos certificados. Por conta disso, é imprescindível o máximo cuidado no seu preenchimento;
– A inscrição é instransferível. Qualquer mudança deve ser realizada em até 1 dia antes do início do curso (9 de março);
– O aluno deve obter um mínimo de 75% de freqüência para receber o certificado;
– É vedada a participação de consultores externos.
Confira abaixo a programação detalhada:
MÓDULO 1
Encontro 1 – Reflexão Estratégica sobre os serviços notariais: planejamento e procedimentos monitorados.
Apresentação do cenário atual sobre a Administração de Cartórios. Debate de conceitos de Planejamento, Estratégia, e Tomada de Decisão por Objetivo. Exposição de ferramentas de análise e reflexão sobre estratégias e decisões em um ambiente de incertezas.
Estudos de casos reais a fim de analisar oportunidades, ameaças, e identificar as principais preocupações relativas aos riscos do negócio (administração de custos, controle dos procedimentos, qualidade dos serviços notariais, entre outros).
Treinamento específico sobre como a estratégia da serventia pode ser alcançada. Definição dos objetivos estratégicos, como serão controlados e implantados por meio de ferramentas administrativas, tais como o PDCA (Plan-Do-Check-Act), mapeamento de procedimentos e o BSC (BalancedScoreCard). Desenvolvimento do “Mapa da Estratégia”, apresentando a estrutura geral necessária para desenvolver um plano de ação. A metodologia apresentada segue os conceitos doutrinários testados e aprovados em organizações públicas e privadas, de grande e pequeno porte.
Encontro 2 – Como estamos? Foco no RH, principal recurso da serventia.
Esta sessão discutirá os seguintes pilares:
– Titular do Cartório: um Exemplo, um Líder e um Empresário;
– O Líder e Liderança: relação entre liderança, valores organizacionais e comportamento;
– Relação funcionários satisfeitos/clientes satisfeitos;
– Importância da capacitação dos colaboradores para minimizar falhas no processo;
– Importância da remuneração;
– Colaborador com desempenho ruim: o que fazer?
– Por que ter uma estratégia voltada para Gestão de Pessoas?
Encontro 3 – Análise financeira da serventia: As decisões financeiras que estão sendo tomadas estão de acordo com o planejado?
Essa sessão mostrará as noções básicas da Contabilidade Estratégica de Custos como um apoio para a tomada de decisão gerencial, pois está relacionada a inferência futura, velocidade de mudança e relevância das decisões.
Planejamento Financeiro o será focado para minimizar custos e aumentar o controle, principalmente na gestão por resultados e, assim, obter mais saldo em caixa e lucro.
O objetivo é controlar as entradas e saídas de caixa, realizar a análise das variáveis que influenciam os resultados e elaborar as projeções para investimento e execução do planejamento estratégico.
Serão analisados conceitos de:
• Fluxo de Caixa: Manter o equilíbrio entre as despesas e receitas e melhorar os investimentos
• Planejamento Financeiro: Ter autonomia e estabilidade financeira
• Indicadores Financeiros: Estabelecer metas atingíveis
• Análise Gerencial do Resultado: Ter mais clareza nas tomadas de decisões
Por exemplo: você sabe quanto gasta para executar os serviços solicitados pelos clientes? E quanto é a hora do seu funcionário (com os custos de manter o cartório operando)?
Além da importância do planejamento financeiro dentro do planejamento estratégico e sua relação com o portal do extrajudicial, carne leão e IRPF.
Palestrante:
Talita Caldas é Sócia–Diretora da Tac7, consultoria especializada em Desenvolvimento Gerencial de Cartórios. Formada em Administração de Empresas pelo Mackenzie, pós-graduada em Marketing pela ESPM e em Gestão Estratégica pela USP. Talita desenvolveu sua carreira na área de prestação de serviços, trabalhando sempre com foco no cliente. Participou do desenvolvimento de projetos em empresas multinacionais da Espanha, Holanda, França, Estados Unidos e Suécia. Sua experiência inclui trabalhos na área de Marketing de Relacionamento, Pesquisa e Inteligência de Negócios, implantação de Softwares de Relacionamento com Cliente (CRM) e de Gestão de Numerário, elaboração de Plano de Marketing para lançamento de novos produtos, elaboração de Planejamento Estratégico, desenvolvimento de Plano de Administração de Fornecedores, Analise de Eficiência e Produtividade, Pesquisa de Mercado, criação de Modelo de Negócios (Business Plan), e execução de treinamentos nacionais e internacionais. Pelo seu comprometimento com causas sociais e excelente desempenho acadêmico, ganhou uma bolsa de estudos patrocinada pela Fundação Ford, em 2009, para trabalhar em Washington DC. Nos últimos três anos estudou Administração de Cartórios, oportunidade em que desenvolveu um projeto para a conclusão do curso de especialização da USP, que destaca a possibilidade da utilização do BalancedScoreCard para melhorar a eficiência da gestão administrativa das serventias extrajudiciais.
Consultores parceiros da TAC7 terão participação especial nos eventos, aguardem!