Atento às novas tecnologias disponíveis no mercado, o 2° Tabelionato de Notas da Comarca de Piracicaba, comandado pela notária Camilla Costa Dias Souza Alves, utilizou-se de imagens aéreas captadas por um drone para lavrar uma ata notarial de retificação de uma área remanescente de um imóvel urbano, no dia 15 de dezembro. Como era necessário verificar os limites de confrontação, o dispositivo atendeu bem às necessidades do trabalho realizado.
Esta foi a primeira vez que o tabelionato utilizou a tecnologia. No entanto, não descarta a sua utilização em outras oportunidades já que procura se adaptar às inovações em benefício de atendimento completo e moderno à sociedade. “A transformação digital que o mundo está vivendo vem tornando a relação cliente x prestador de serviço cada vez mais fácil por meio da simplificação de processos, redução no tempo de atendimento, fácil e rápido acesso às informações – big data – e na personalização dos atendimentos”, ponderou Alves.
O diretor geral acredita que a classe também é diretamente beneficiada por estas mudanças. “A prestação do serviço notarial irá romper limites que existiam antes do surgimento destas novas tecnologias, como é o caso da ata notarial discutida nesta matéria, e tornará o atendimento ainda mais completo e ágil”, concluiu.
Pagamento em bitcoin
O 2° Tabelionato de Notas de São José do Rio Preto, cujo tabelião responsável é o Célio Caus, está igualmente inserido nas novas tendências tecnológicas: além de aceitar pagamentos em dinheiro e cartão (crédito e débito), também passou a aceitar em bitcoin – moeda virtual mais popular da atualidade. A novidade aproxima os rio-pretenses do uso de moedas que eliminam de vez a função do papel e do metal, sem a necessidade de intermediários para a realização das transações.