Prezando pela credibilidade e pelo alto padrão das atividades realizadas na serventia, o 1º Tabelionato de Notas de Poá atende necessidades da população
 
Foi durante seus estudos para o concurso de Magistratura Federal que Tatiana Lyra Umada tomou conhecimento das atividades notariais e de registro. Naquele momento, encantou-se e mudou o foco de seus estudos.
 
Em 2004, foi aprovada no 4º Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Notas e de Registro do Estado de São Paulo e assumiu o Tabelionato de Notas e Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais de Ilha Comprida, onde exerceu suas funções por quatro anos. Posteriormente, Tatiana prestou concurso para remoção e foi aprovada no 7º Concurso Público, assumindo o 1° Tabelionato de Notas e Protesto de Poá, local em que atua até hoje.
 
Desde o início, a tabeliã se preocupa em garantir a segurança do acervo por meio de servidores espelhados, nobreak gerenciável e backups em plataformas de armazenamento de dados on-line (nuvem). O cartório conta com 33 colaboradores e atende cerca de 250 pessoas diariamente. Assim que assumiu a serventia em 2011, realizou mudanças estruturais e tecnológicas para elevar a qualidade na prestação de serviço à população.

 
“Estamos adaptando as instalações constantemente, visando o melhor atendimento possível. A proximidade entre o tabelião e a comunidade é importantíssima, uma vez que podemos demonstrar a nossa relevância nas relações jurídicas negociais, familiares e de recebimento de créditos”, aponta a notária.
 
No que diz respeito à capacitação de sua equipe, todos os cursos oferecidos pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP) fazem parte do histórico dos funcionários. “Cursos de atualização, capacitação e preparatórios para concursos são disponibilizados àqueles que têm interesse. Temos no cartório, por exemplo, dois funcionários que são pós-graduados em Direito Eletrônico”, pontua a tabeliã.
 
Além disso, a notária realiza o programa “Jovem Aprendiz” visando dar a oportunidade de um primeiro contato com as atividades do cartório antes do funcionário estar vinculado empregaticiamente. Dessa forma, o colaborador pode decidir se possui interesse em realizar suas atividades permanentemente. Outro diferencial exposto pela tabeliã é a Leitura Solidária. Qualquer colaborador que frequentar a serventia pode pegar um livro disponível e devolvê-lo após a leitura. “Esse tipo de iniciativa interfere diretamente no contato com o público, uma vez que essa proximidade exige que estejamos sempre atualizados para atender as necessidades ilimitadas da sociedade”, conclui Tatiana Lyra.