A Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) empossou no dia 16 de fevereiro seu novo presidente, desembargador Oscild de Lima Júnior, e comemorou seu aniversário de 64 anos em evento prestigiado por centenas de desembargadores, juízes e autoridades.
 
A abertura da solenidade foi realizada pelo desembargador Regis Fernandes de Oliveira, presidente da Apamagis no biênio 1988/1989, que contou a história da entidade desde sua criação, em 19 de fevereiro de 1953, por 29 magistrados que tinham o objetivo de prestar auxílio aos colegas que estivessem passando por algum tipo de necessidade.
 
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, lembrou a todos que, além de entidade representativa, a Apamagis “é a casa da cidadania”. “Lutar por um Judiciário forte e independente é defender a cidadania”, afirmou o presidente. “Então vamos todos continuar nessa luta”, incentivou.
 
Já o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e presidente da Apamagis entre 2014 e 2016, juiz Jayme Martins de Oliveira Neto, agradeceu à Magistratura de São Paulo pela confiança e apoio durante seu tempo à frente da instituição e desejou sucesso à nova gestão.
 
Oscild de Lima Júnior iniciou sua fala saudando os integrantes do presente e do passado da Apamagis. “Sem o empenho dos senhores não teríamos essa bonita história.” O presidente reiterou a disposição de empreender “luta incansável em defesa da Magistratura e do Judiciário”, advinda da “certeza absoluta de que a Justiça depende de magistrados que possam julgar de acordo com a Constituição Federal, as leis e sua consciência.” “O tempo em que vivemos é de união”, destacou. Os deputados federais Arnaldo Faria de Sá e Celso Russomano também fizeram uso da palavra.
 
Também prestigiaram a solenidade o vice-presidente do TJSP, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; o procurador-geral do Estado adjunto, José Renato Ferreira Pires, representando o governador; o ministro do Superior Tribunal de Justiça Paulo Dias de Moura Ribeiro; o secretário dos Negócios Jurídicos do município de São Paulo, Anderson Pomini, representando o prefeito; o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Luiz Antonio de Godoy; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Henry Marques Dip; o vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Clovis Santinon, representando o presidente; o secretário de Educação do Estado de São Paulo e presidente do TJSP no biênio 2014/2015, José Renato Nalini; o presidente do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Apamagis, desembargador Renzo Leonardi; a vice-presidente da Apamagis, juíza Vanessa Ribeiro Mateus; os deputados estaduais Itamar Borges, Marco Antonio Vinholi, Marcos Damasio e Ramalho da Costrução; o vice-presidente da OAB SP, Fabio Romeu Canton Filho, representando o presidente; demais desembargadores, juízes, autoridades civis e militares, familiares e servidores.