Os melhores caminhos para uma equipe eficiente e como lidar com os problemas internos
 
Não é segredo que uma equipe unida produz resultados satisfatórios para qualquer empresa que se proponha a inovar no relacionamento entre patrão e funcionário. Porém, é preciso sabedoria e empatia para compreender as necessidades de cada membro em particular e buscar uma solução geral.
 
Ruídos internos, problemas familiares, falta de feedback e outros fatores fazem parte da lista de dificuldades que representam o árduo caminho que é gerenciar uma empresa. Para isso, é necessária uma orientação especializada. De acordo com o gerente de compliance, Renivaldo Oliveira, “a harmonização do ambiente profissional tem impacto direto na produtividade. Ela abrange aspectos diversos como localização da empresa e transporte, disposição de mobílias e organização de documentos, limpeza, qualidade de máquinas e equipamentos, modelo de gestão flexível, respeito, qualificação dos funcionários, remuneração e benefícios, entre outros”.
 
Como princípio da boa relação entre patrão-empregado, a transparência está no topo da lista. O empregador tem o dever de orientar o funcionário ao identificar que problemas pessoais estão interferindo em seu trabalho. “Não ouso colocar um limite, pois acredito que não há como eliminar totalmente a vida pessoal da vida profissional, mas penso que o equilíbrio deve ser um exercício constante entre ambos para que se estabeleça uma boa relação”, afirma Renivaldo.
 
O processo de feedback é uma ferramenta de gestão importante por gerar reconhecimento mútuo entre funcionário e gestor. Se realizado informalmente, refere-se a uma atividade adicional que foi concluída, a demanda esporádica de um cliente atendido ou não, quando efetuado de maneira construtiva, cria condições de confiança necessária para uma boa relação. “Desta forma, este processo não deve ser considerado pelo gestor como uma demanda ou obrigação para o atendimento das regras de RH, mas sim como uma ferramenta de gestão e estratégia para o aprimoramento dos resultados que a instituição deseja alcançar”, defende o especialista.
 
Veja alguns fatores que podem atrapalhar a produtividade do funcionário e como contorná-los:
 
1. Comunicação ineficiente
 
Os funcionários precisam de instruções precisas sobre suas tarefas e como executá-las no tempo necessário, consciente do que é prioridade ou não. A ausência dessa comunicação pode resultar em perda de tempo e produtividade, gerando prejuízos para a empresa.
 
Recomendação para o funcionário: elabore listas e estabeleça prioridades.
Em uma agenda, anote as tarefas diárias – no máximo semanais – a serem realizadas. Se a quantidade estiver muito alta, converse com o seu superior e estabeleçam o nível de urgência para cada uma. Um bom diálogo é fundamental para que tudo seja realizado dentro dos prazos estabelecidos.
 
2. Concentração prejudicada e excesso de conectividade
 
Um ambiente de trabalho deve possibilitar ao colaborador manter o foco, sem interrupções. Os modelos de escritórios “abertos”, sem divisórias nem paredes, popularizaramse por incentivarem a interação, mas podem apresentar ruídos desnecessários. Barulhos simples, como conversas paralelas, tosses, toques de telefone e portas batendo são alguns dos tipos de distrações mais comuns.
 
O excesso de conectividade torna os limites entre vida profissional e pessoal mais difusos. Existe uma pressão para que e-mails sejam respondidos imediatamente e uma necessidade de acompanhamento constante das interações nas redes sociais, por receio de perder assuntos importantes. Isso pode não ser saudável nem produtivo, uma vez que o excesso de demanda gera estresse e desconforto. Um bom gestor precisa respeitar a vida pessoal dos colaboradores e não pressionar por respostas imediatas, caso estejam fora do horário de trabalho.
 
Recomendação para o funcionário: faça uma coisa de cada vez, desconecte-se.
Manter o foco em uma atividade ao invés de tentar várias ao mesmo tempo traz resultados imediatos e satisfatórios. Reserve uma hora do seu dia para desconectar-se das redes sociais e e-mail, focando assim em uma única tarefa sem maiores distrações.
 
3. Falta de treinamento adequado
 
Para manter a produtividade em alta, seus contribuintes precisam receber treinamento, ter a oportunidade de fazerem cursos e de participarem de palestras. Seu time se sentirá valorizado e motivado a retribuir sua confiança. Não negligencie as necessidades de treinamento da equipe, pressupondo que basta fornecer as ferramentas e só. Fazer altos investimentos em recursos que não serão plenamente usados por falta de conhecimento é perda de tempo e de dinheiro.
 
Recomendação para o funcionário: saiba os seus limites.
Para que a vida pessoal não interfira em sua produtividade, uma boa noite de sono e atividades relaxantes nos horários vagos pode ser benéfico.
 
4. Ambiente de trabalho desconfortável
 
A falta de conforto nas instalações físicas do escritório afetam o ânimo e derrubam a produtividade. A temperatura também é um fator a ser considerado, uma vez que o rendimento é maior quando está entre 20º e 25ºC. A mesma importância deve ser dispensada à iluminação: quanto mais luz natural incidindo no ambiente de trabalho, mais saudável será esse ambiente.
 
Recomendação para o funcionário: faça um intervalo entre as tarefas.
É importante fazer pausas curtas depois de longos períodos dedicados a uma única tarefa. Além disso, o momento de descanso é ótimo para se relacionar com colegas de trabalho e ter novas ideias.