Conheça a importância e os benefícios da troca de experiências entre profissionais com idades distintas
O intercâmbio de experiências é fundamental para o crescimento pessoal e profissional ao longo da vida. No ambiente de trabalho e, principalmente nos cartórios de notas, a remissa se mantém. Tendo em vista que a rotatividade dos funcionários é relativamente grande devido aos concursos públicos realizados anualmente, a equipe de uma serventia passa por diversos times.
No Tabelionato de Notas e Registro Civil das Pessoas Naturais do Distrito de Solemar, a responsável pela integração da equipe do cartório é o ambiente mais inusitado: a cozinha. “O que era para ser apenas uma comodidade para a equipe, serviu também para permitir o estreitamento das relações”, afirma o tabelião responsável, Marcelo Martin Costa.
É de extrema importância que a alteridade de gerações existentes no ambiente não impactem negativamente no que diz respeito às segregações de grupos ou quaisquer tipos de intolerância. Marcelo Martin procura apontar essa preocupação logo na entrevista para a contratação de um novo funcionário. “Primeiro para evidenciar que a longevidade no local de trabalho é algo personalíssimo. Segundo para ressaltar a riqueza que vislumbro neste mosaico composto por pessoas de diferentes gerações, cuja troca de ideias e conhecimento fomenta o aprendizado recíproco. Seja quanto às questões técnicas ou comportamentais”, revela.
O 19º Tabelião de Notas de São Paulo, André Medeiros Toledo, que se tornou titular da serventia por meio do 10º Concurso Público para Cartórios, se beneficiou desse ambiente de hospitalidade que costuma hoje se fazer presente nos cartórios. “Apesar de muito comum, não houve qualquer resistência dos antigos funcionários. Pelo contrário, eles têm sido grandes professores compartilhando seu conhecimento e experiência”, afirma o notário.
Administrar uma equipe heterogênea é um grande desafio, mas algumas estratégias podem auxiliar essa missão. A psicóloga e pesquisadora da USP, Maria da Conceição Coropos Uvaldo, apontou três dicas que podem ser de grande auxílio:
1. Faça com que todos os membros da equipe participem da escolha de novos membros, inclusive os estagiários: isso faz com que o compromisso com o novato seja de todos;
2. Realize frequentes reuniões com a equipe para discutir questões referentes ao trabalho;
3. Reveze os grupos de trabalho facilitando o diálogo sempre que possível.
Maria da Conceição ainda defendeu que, em geral, grupos de trabalho cuja composição possui pessoas de características distintas são mais produtivos e criativos. “Cada um pode colaborar nas atividades com olhares diferentes, assim a leitura dos problemas se torna mais rica e, por consequência, as resoluções também”, conclui.