Escrito por Valid Certificadora
 
Segundo um estudo realizado pela ACI Worldwide, o número de tentativas de fraudes em compras no e-commerce cresceu 31% no último ano. Em contrapartida, o fluxo de transações nessas plataformas aumentou 16%.
 
Esses dados mostram a necessidade de o comércio virtual investir em soluções de segurança para garantir maior proteção às operações com os seus clientes.
 
Por isso, entenda como funciona o Certificado Digital para loja virtual e por que ele é fundamental para as plataformas de e-commerce!
 
O que é e como funciona um Certificado Digital?
 
O Certificado Digital  é um protocolo de segurança com um padrão de nível internacional criado pela Netscape. Esse recurso permite um ambiente seguro para a troca de informações entre o usuário e o servidor, garantindo o sigilo e a integridade dos dados.
 
Seu funcionamento se baseia em mensagens criptografadas, interpretadas somente na sua origem e no seu destino de envio. Isso significa que os dados são registrados em códigos. Mesmo que sejam interceptadas, elas serão incompreensíveis.
 
O site que possui o Certificado Digital, ou protocolo SSL, possui no início de sua URL (endereço da web) a sigla https://, na qual o “s” se refere a secure.
 
Dessa forma, quando o usuário entra em um site, o navegador solicita ao servidor um Certificado Digital. Se não houver, o internauta será notificado e terá as opções de abandonar o site ou continuar navegando sem proteção, assumindo todo o risco.
 
Por outro lado, se houver um certificado, a chave é enviada para que os dados trocados sejam criptografados e decifrados em ambos os lados da comunicação.
 
Ao longo da sua jornada entre o dispositivo do usuário e o servidor, as informações estarão codificadas, impossíveis de serem lidas por criminosos. Assim, senhas de login, números de cartão de crédito e dados pessoais ficam protegidos.
 
Qual é a importância de um Certificado Digital  para loja virtual?
 
O comércio virtual está em alta no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pela A. T. Keranet, empresa britânica de consultoria, 64% dos brasileiros preferem fazer compras pela internet. Com esse resultado, o país pareia com a Alemanha e só fica atrás da China (84%).
 
Diante desse crescimento, o e-commerce se tornou uma grande oportunidade para expandir os negócios e aumentar a margem de lucro.
 
Apesar disso, todo o cuidado é pouco. Ao lado desse fenômeno, surgem também cibercriminosos que desejam se apoderar de dados sigilosos e cometer fraudes.
 
Em relatório emitido pela Konduto, o ano de 2016 fechou com um índice de 3,58% de fraudes. Isso significa que, a cada 28 pedidos de compra no e-commerce, pelo menos 1 foi realizado com cartão de crédito clonado por criminosos.
 
Infelizmente, a maior parte dos e-commerces ainda não tem um certificado SSL. E isso é grave porque, ao entrar em um ambiente desprotegido, o usuário está sujeito a diversos riscos, como o phishing.
 
O phishing refere-se a tentativas de roubar dados pessoais, como senhas, números de cartões de crédito e outros. Nesse método, os criminosos se fazem passar por um site verdadeiro, imitando as páginas da empresa original. O usuário acaba confiando e inserindo seus dados pessoais.
 
No entanto, os Certificados Digitais para loja virtual vêm para garantir maior segurança às transações. Entenda abaixo suas principais vantagens!
 
Quais são as principais vantagens desse recurso?
 
Previne roubo de dados
 
O Certificado Digital para loja virtual diminui o risco de roubo de dados na navegação do usuário na plataforma de e-commerce. Uma vez que as informações são criptografadas, ou convertidas em códigos, somente quem tem a chave pode decifrá-las, isto é, o servidor da loja virtual.
 
Garante a confiança do cliente
 
Uma prática de segurança básica para estar protegido no ambiente online é verificar se o site possui uma certificação de segurança. Esse é um recurso visível ao usuário, bastando passar os olhos na barra de endereço do navegador e verificar se há um cadeado e a sigla https.
 
A loja virtual que não conta com essa certificação facilmente perde a credibilidade dos visitantes.
 
Por outro lado, o empreendimento que tem esse protocolo de segurança, além de proteger os dados dos seus clientes e evitar futuros transtornos, também conseguirá alcançar maiores taxas de conversão. Os clientes que confiam na plataforma tendem a se tornar fiéis e ainda divulgam a marca para outros.
 
É um padrão para a integração com plataformas
 
Embora não seja obrigatório, o uso do certificado SSL se tornou um protocolo padrão na integração com plataformas de meios de pagamento que desejam alcançar um alto nível de segurança e qualidade.
 
Na verdade, essa é uma das primeiras solicitações das administradoras de cartões para quem pretende vender em um e-commerce. Então, se esse é o seu objetivo, o Certificado Digital se torna um pré-requisito.
 
Diminui o risco de chargeback
 
O chargeback é um dos grandes vilões dos lojistas do varejo online. Ele ocorre quando o consumidor solicita à operadora do cartão o cancelamento da compra realizada que veio em sua fatura.
 
Isso pode ocorrer caso o cliente:
 

  • não reconheça a compra;
  • verifique erro no valor cobrado;
  • não receba o produto;
  • suspeite de fraude.

 
Nesse processo, quem acaba perdendo é a loja virtual, que arcará com o ônus pela venda cancelada.
 
Ao utilizar o protocolo SSL, o e-commerce evita que as informações pessoais de seus clientes sejam roubadas e usadas em operações fraudulentas, diminuindo assim o risco de chargebacks.
 
Possui um bom custo-benefício
 
Chargebacks podem ser muito onerosos para o comércio eletrônico, sendo responsável por muitas lojas fecharem suas portas. Por isso que o investimento em Certificado Digital para loja virtual vale a pena.
 
Existem diferentes valores para a compra de certificados e, muitas vezes, são oferecidos recursos adicionais que aumentam ainda mais a credibilidade da empresa aos olhos dos usuários.
 
O comércio eletrônico não para de crescer, se tornando um terreno fértil para o investimento de novos negócios. No entanto, o ambiente online traz seus riscos, especialmente quando se fala em plataforma e-commerce.
 
O cliente confia à empresa os seus dados e deseja que eles sejam mantidos em sigilo, longe de pessoas mal-intencionadas. Cabe aos gestores garantir isso, e o Certificado Digital  para loja virtual é essa chave que trará maior segurança e credibilidade às transações!