Após o primeiro contato com a área notarial em 2001, por meio de uma oportunidade no 2º Tabelionato de Notas de Piracicaba, Marcos Vinícius Pacheco Aguiar decidiu ingressar na área notarial incentivado pelo tabelião na época.

Para escolher a serventia após sua aprovação no 10º Concurso de Outorga de Delegações Extrajudiciais do Estado de São Paulo, ele levou em consideração o processo de regularização pelo qual a cidade de Rosana estava passando no momento. Diante da irregularidade dos imóveis em razão de grande parte da cidade ter sido construída pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp), Marcos afirma estar ciente de sua missão na cidade.

Por meio da usucapião extrajudicial, o tabelião diz que fará o possível para atender com eficiência e segurança jurídica todas as demandas que chegarem a ele. “Recebi essa informação como um desafio, tendo em mente que poderia contribuir com a população”, relembra.

Assim que assumiu o tabelionato, implementou alterações na rotina de trabalho: foram adotadas maneiras mais eficientes de praticar os atos notariais. Hoje, o estabelecimento conta com novas instalações e sistemas de informações. Um backup em data center e a digitalização de todo o acervo também foi realizada. O cartório conta com quatro funcionários e atende aproximadamente 80 pessoas por dia.

No que diz respeito ao papel do tabelião na sociedade, Marcos Vinícius reconhece a importância de estar sempre se adequando o às necessidades da população. “O tabelião atento à sua comunidade e ciente de sua função social, reconhecerá rapidamente quais são os anseios de seus usuários e de todo o seu município”, afirma. 

Quanto à capacitação de sua equipe, os cursos oferecidos pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP) fazem parte da rotina dos funcionários. O mais recente foi o de Grafotécnica e Documentoscopia, realizado em Presidente Prudente. “Não obstante, a partir do início de 2018 será realizada na serventia ao menos uma palestra mensal ministrada por mim para melhor capacitação da equipe”, conclui o notário.