Com o tema “A parentalidade na contemporaneidade”, o II Congresso do Ibdfam Centro-Oeste acontece nos dias 25 e 26 de outubro, no auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O evento reunirá advogados, juízes, desembargadores, promotores, psicólogos, estudantes e renomados nomes do Ibdfam. As inscrições estão abertas no site do Conselho da Justiça Federal e são gratuitas. Participe!
 
De acordo com a advogada Marlene Moreira, presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (Ibdfam) seção Goiás e membro da coordenação científica do evento, o congresso enfrentará e discutirá o tema parentalidade em aspectos dos mais diversos, notadamente a socioafetiva e a multiparentalidade.
 
“O fato é que o Direito precisa acompanhar as rápidas mudanças que a sociedade dita no campo das pessoas e famílias. A evolução do conceito de família, ante a flexibilidade do dia a dia, exige a formulação de regras para os temas famílias biológicas e famílias socioafetivas, que se formam por vínculo afetivo, independentemente de sua composição. Aspiramos então que saiamos desse congresso com ideias cristalizadas, visando sobre o bem-estar da criança”, afirma.
 
Sobre o evento, a advogada ressalta que a comunidade jurídica e outros setores do saber, como advogados, juízes, promotores e psicólogos, certamente terão oportunidade de acrescer aos seus conhecimentos novos conceitos, estes formulados a partir de situações concretas e pesquisas em situações enfrentadas na convivência familiar.
 
“Os participantes terão a oportunidade de concordar ou refutar as exposições, certamente antagônicas, sobre um mesmo tema. É então a partir desse confronto de ideias, que ali serão apresentadas, que se extrairá o que existe de melhor para subsidiar a temática”, diz.
 
O II Congresso do Ibdfam Centro-Oeste vai explorar assuntos dentro do contexto “A Parentalidade na contemporaneidade”, nos quais serão abordados temas ligados à família, hoje nas diversas formas apresentadas. “O enfoque não deixará de abordar a parentalidade biológica, socioafetiva e adoção, isto no campo da eficácia e das habilidades, que são sempre temas tratados em relação à situação que se apresentam na realidade diária”, finaliza Marlene Moreira.
 
Contribuições do Ibdfam seção Goiás
 
O Ibdfam seção Goiás contribuirá para a realização do evento de diversas formas, como destaca Marlene Moreira, presidente estadual do instituto.
 
Além do apoio logístico, a advogada salienta que importantes nomes do Ibdfam/Goiás contribuirão com suas exposições no evento, tais como Maria Luiza Póvoa, advogada e magistrada aposentada da área de família, presidente nacional da Comissão da Pessoa Idosa; Sirlei Martins da Costa, magistrada da Vara de Família de Goiânia; Aline Vieira Tomas, magistrada da Vara de Família de Anápolis/GO, e ainda grandes profissionais da Psicologia, tais como: Analice de Sousa Arruda Vinhal De Carvalho, Handersenn Shouzo Abe e Fabíola Sperandio.