O Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP) realizará, no dia 31 de agosto, o novo curso “Testamentos Públicos e o Atendimento aos cidadãos LGBTQI+ nos Cartórios” em Itapira. Um treinamento que privilegiará a prática e a realidade, mas com o respaldo da legislação e da teoria. A discussão e o respeito à dignidade da pessoa humana serão os pilares dos temas. Sobre testamentos públicos, serão abordados: a visão histórica, as características essenciais, os procedimentos especiais e as cautelas que devem ser adotadas para a sua confecção. Já sobre o atendimento aos cidadãos LGBTQI+ nas serventias, será traçado um panorama histórico, sociológico e jurisprudencial sobre essa população. Serão examinadas as recentes decisões do STF e suas implicações no extrajudicial. O objetivo do curso é dar segurança teórica e prática para que a vontade do testador não seja invalidada posteriormente; além de formar funcionários conscientes para atender cidadãos.
 
A professora Carla Watanabe é bacharel em Engenharia de Mecânica-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde recebeu o Prêmio Metal Leve – Turma 91 por ter sido a melhor aluna do curso. Além disso, é graduada em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Foi cadete-aviador da Aeronáutica, engenheira, servidora pública concursada no Tribunal de Contas da União e na Câmara dos Deputados, e, após aprovação em concurso público, se tornou a titular do Registro de Títulos e Documentos de Ribeirão Preto. Atualmente, é titular concursada do 28° Tabelião de Notas da Capital e faz parte da diretoria do CNB/SP desde 2008. Também foi membro das comissões examinadoras dos 7° e 8º concursos de Outorga de Delegações de Notas e Registro do Estado de São Paulo.
 
Leia na íntegra a entrevista que a notária concedeu ao Jornal do Notário ao se assumir publicamente como primeira tabeliã transexual do Brasil: Conheça a 28ª Tabeliã de São Paulo: Carla Watanabe.
 
Ficha Técnica
Data: 31 de agosto de 2019
Horário: 09h00 às 18h00
Professor: Dra. Carla Watanabe
Local: Fórum de Itapira, Salão do Tribunal do Júri
Endereço: Praça Coronel Souza Ferreira, s/n, Centro, Itapira
CEP: 13974-347
Telefone: (11) 3122-6270
 
Investimento:
Associados CNB/SP e estudantes: R$ 100,00
Não-associados: R$ 200,00
*A cada 5 participantes, o 6º é gratuito.
 
 Para se inscrever enviar e-mail para [email protected] com o título PALESTRA ITAPIRA com os seguintes dados:
– Nome completo;
– CPF;
– Nome completo da serventia;
– Telefone para contato.
O boleto de pagamento será enviado para o e-mail que solicitar as inscrições.
 
Atenção!
– Os dados fornecidos nas inscrições serão utilizados na confecção dos certificados. Por conta disso, é imprescindível o máximo cuidado no seu preenchimento.
– Os boletos referentes às inscrições serão emitidos na semana do curso (nesse caso, a partir do dia 26 DE AGOSTO).