Cerimônia foi nas dependências do STJ
 

Os novos integrantes do Conselho Nacional de Justiça, desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR), Luiz Fernando Tomasi Keppen, e juiz do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS), Mário Augusto Figueiredo de Lacerda Guerreiro, foram empossados, ontem (5), em cerimônia realizada na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. Os magistrados, empossados pelo presidente do STF e do CNJ, ministro Dias Toffoli, ocupam agora as vagas destinadas ao Supremo Tribunal Federal (STF), até agora ocupadas pelos conselheiros Márcio Schiefler Fontes (que é juiz estadual em Santa Catarina) e Maria Iracema do Vale (desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará TJ/CE). 
 

A solenidade contou a presença do presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha, e o Estado paulista se fez representar pelos desembargadores Manoel de Queiroz Pereira Calças (presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo TJ/SP); Carlos Eduardo Cauduro Padin e Mário Devienne Ferraz (respectivamente, presidente e ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) e Marcelo Martins Berthe (atualmente designado pelo CNJ para presidir a Comissão do 1º Concurso para Outorga de Delegações de Notas e Registros de Alagoas, concurso que busca preencher 212 vagas de tabeliães, notários e registradores).
 

Sobre os novos conselheiros – O desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen já contribuiu com o CNJ em diversas ocasiões, entre elas coordenou a equipe correicional na inspeção ao TJ/SP, em março do ano passado, e também integrou a equipe correicional no TJ/RS, em 2017. Atuou como professor em diferentes momentos da carreira, com especial atenção ao Direito Eleitoral, tema sobre o qual já publicou um livro. Seu ingresso na magistratura aconteceu em 1989, sendo promovido a desembargador em 2013. Atuou como presidente, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.
 

Já o juiz estadual Mário Augusto Figueiredo Guerreiro, mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade de Coimbra, é juiz auxiliar do CNJ, desde o começo do ano. Anteriormente, foi juiz auxiliar do ministro do STF Luiz Fux e juiz auxiliar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele também é professor na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).