Os Notários e Registradores cumprem uma missão muito importante perante à sociedade. Os cabe o papel de garantir a autenticidade, segurança e eficácia nos negócios de cunho jurídico para o cidadão, desde o início da vida, com o registro do seu nascimento até a fase adulta quando realiza aquisição da casa própria, compra de veículo e outros negócios.
 
Observa-se também os reflexos dessa atividade em desafogar o Judiciário, na redução de processos judiciais, relacionados a divórcio e inventários, que desde 2007 podem ser realizados em cartório e esse ano entrou em vigor, por meio do Novo Código de Processo Civil, a usucapião administrativa, podendo ser diretamente feito em cartório.
 
O segmento que atende desde a população de pequenos municípios a grandes capitais no Brasil, vive uma diferente realidade. E a maioria deles representa o grande número de unidades cartoriais da federação.
 
Em Alagoas, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Pará, por exemplo, temos são centenas de Notários e Registradores com um baixo faturamento e que mantêm a duras penas seus serviços abertos.
 
Os cartórios são de vital importância para o desenvolvimento e para a segurança dos atos civis dos brasileiros. As pessoas acreditam e confiam na instituição cartorária.