O isolamento social causou um aumento nas queixas sobre dores musculares provenientes de instalações inadequadas combinada à falta de exercícios físicos

Com o isolamento social como medida do combate contra o Covid-19, muitas pessoas tiveram que se adaptar ao trabalho e aos estudos em casa. Essa mudança repentina de local de concentração provocou uma onda de incômodos musculares. O Google Trends, ferramenta de análise de tendências do buscador, apontou o aumento de 76% nas buscas por “dor nas costas” desde o dia 26 de fevereiro, com o pico no dia 25 de maio. Ou seja, quase três meses após o início do confinamento, muitos se encontraram na mesma situação, sofrendo do mesmo problema: as dores nas costas.

O ortopedista, David Nordon, explica que não foi apenas o número na pesquisa na internet que aumentou, mas também o de pessoas de todas as idades que procuraram prontos socorros ou profissionais especializados para tratar das dores. “As dores recorrentes são no dorso e no pescoço, mas também na lombar. Outras queixas comuns são também as dores nos joelhos: pela perda do condicionamento das pernas, há uma sobrecarga na patela e, com isso, tanto adultos, quanto crianças, vêm tendo mais dores”, esclarece o médico.

O Tabelião de Notas do Município de Ipiguá, Rafael Spínola Castro, conta que sofreu com dores lombares, nos ombros e também na cabeça devido a mudança repentina no local de trabalho. Rafael é praticante de crossfit e atleta de futebol americano, mas se viu impossibilitado de manter tais exercícios físicos. “Com o fechamento das academias e interrupção dos treinamentos em campo, acabei por não encontrar motivação para continuar os treinamentos em casa de forma adaptada, principalmente por interromper meu retorno com a intensidade que sempre tive nos esportes que prático”, relata o notário.

Rafael também sofreu com as dificuldades em adaptar o ambiente de trabalho do cartório para a sua casa, surgindo assim, nas primeiras semanas de home office, os incômodos musculares. “Confesso tardei a detectar o problema das dores lombares, que foram resolvidas quando adquiri a mesma cadeira que utilizo no cartório e adaptei a mesa do escritório da minha casa na mesma altura, bem como utilizar a mesma posição em relação ao monitor para trabalhar.”

As dores nas costas, ou em outros lugares, não estão exclusivamente relacionadas ao local de trabalho ou estudos. O educador físico, James Xavier, orienta que uma boa cadeira ergonômica, monitor na posição correta e postura apropriada auxiliam na prevenção dos incômodos, mas ainda não são o suficiente. O ideal é balancear um adequado local de trabalho com uma rotina de pequenos exercícios físicos, em meio a época de isolamento social. O alongamento diário, por apenas 30 minutos, é um forte aliado contra os as dores nas costas, pescoços e pernas. “Durante o dia de trabalho, fazer breves pausas a cada 1h para se levantar e aliviar a tensão muscular de ficar muito tempo sentado em uma mesma posição, é uma forma para aliviar essa tensão muscular”, explica James.
Se engana quem acha que os exercícios e alongamentos estão relacionados apenas com a parte física, eles têm total influência na saúde mental das pessoas, reiterando assim a importância da prática dessa atividade durante esse tempo de trabalho e estudos em casa. “Quem tem alguma experiência com treinos funcionais ou musculares, consegue fazer exercícios básicos que podem ser realizados em casa, sem qualquer aparelho. Mas o ideal é sempre o acompanhamento de um profissional de educação física, que vai orientar as melhores atividades para cada rotina”, esclarece James.

Enquanto a vacina contra o Covid-19 ainda não está disponível, o ideal é seguir com as medidas preventivas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS): usar máscaras, álcool em gel, ficar o máximo possível em casa a fim de evitar aglomerações e, além disso, seguir as indicações dos ortopedistas e educadores físicos, procurando estabelecer um bom e adequado local de trabalho, conciliando com uma rotina de atividades físicas e alongamentos.