Nesta terça (6), Catedral Militar Rainha da Paz ganhou regularização após 29 anos de espera. Ibaneis também fez projeção sobre o Museu da Bíblia
 
O governador Ibaneis Rocha entregou nesta terça-feira (6) a escritura da Catedral Militar Rainha da Paz, regularizando a unidade após 29 anos de luta por parte dos religiosos. Na solenidade, Ibaneis afirmou que pretende, ainda em 2020, entregar mais 200 escrituras públicas de templos religiosos da capital.
 
“Me recordo que, ainda na campanha [das eleições para governador], que uma das maiores reclamações que nós tínhamos era essa questão das regularizações dos templos religiosos do DF”, relembrou Ibaneis. “Com pouco mais de um ano, nós temos mais de 100 escrituras entregues. E nós vamos fazer, agora que já aprendemos como funciona, um processo de regularização muito rápido de todos os templos religiosos aqui do DF.”
 
“A importância é total. São 29 anos para se conseguir uma escritura. Isso é quase o tempo de todos os governos democráticos do DF. Brasília completou, há pouco, 30 anos da sua primeira eleição pelo voto direto”, exaltou Ibaneis.
 
Estacionamento e Museu da Bíblia
Além da regularização, Ibaneis anunciou durante a cerimônia que está buscando a construção de um estacionamento na área externa da Catedral Militar Rainha da Paz. “Cobrei do nosso secretário Mateus [Oliveira, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação] um pedido no sentido da ampliação do estacionamento. Hoje ainda vocês [fiéis] podem ir lá buscar a licença para construção do estacionamento que ficará aqui em frente”, assegurou o governador.
 
O chefe do Executivo também falou sobre o planejamento para a construção do Museu da Bíblia. Projetado por Oscar Niemeyer e de coautoria de Paulo Sérgio Niemeyer, o museu deve ser entregue até 2022. “O concurso para construção do Museu da Bíblia está em bom andamento e deve sair ainda essa semana, o que nós dará mais um ponto de encontro religioso aqui no Eixo Monumental”, disse Ibaneis. “Chegou-se à conclusão de que o melhor caminho é fazer o concurso. Então, esse concurso será realizado, para que a gente, no próximo ano, inicie essas obras.”
 
As medidas e promessas fazem parte do programa Igreja Legal, lançado pelo governador Ibaneis Rocha em agosto de 2019. Também marca as primeiras 100 escrituras públicas de regularização entregues pela atual gestão da Terracap a entidades religiosas ou de assistência social.