A gestão administrativa da serventia depende do foco do titular. Nesse particular, a qualidade das finanças está amarrada a inúmeras variáveis que interferem no desempenho interno da unidade. Hoje vamos falar de: Avaliação Preventiva.
Gerenciar de forma eficaz demanda tempo, planejamento, controle e assessoria contínua na parte administrativa.
Infelizmente, na maioria dos casos, a questão prática de avaliação financeira preventiva é realmente levada em consideração apenas quando a) o titular acaba de assumir um novo cartório, ou b) a conta está desequilibrada (leia-se: no vermelho!).
A avaliação preventiva das finanças da serventia é fundamental para qualquer tipo de provisionamento de valores e, se for caso, enxugamento dos custos, desde que baseados em informações concretas, portanto, não emocionais e nem subjetivas. Analisar receita sem olhar despesa; ou analisar faturamento sem verificar necessidades de investimento na infraestrutura; ou confundir custo com despesa; ou ainda sair aleatoriamente aumentando salários e/ou gratificações, são equívocos que podem representar uma conta realmente cara a se pagar no futuro.
A boa prática aqui é fazer a análise do fluxo de caixa, elaborar o orçamento anual, realizar revisões periódicas e controlar os números de perto ajuda muito.
Cada contexto precisa de uma análise detida, de um olhar mais específico no tipo de gerenciamento exercido para que o planejamento e as soluções mais adequadas ajudem a melhorar ainda mais a serventia.
Referência: CALDAS, Talita / SCIASCIA, Daniela. Como Melhorar as Finanças do seu Cartório? Aprenda Passo a Passo. 2017. 29 p. Ebook no website www.tac7.com.br.