Notários, substitutos e gerentes administrativos das serventias imergiram em soluções práticas para superar desafios em gestão
 
Ao longo do mês de março, ocorreu no auditório do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP) o treinamento “Planejamento Estratégico para Cartórios: Superando Desafios na Área Administrativa”. Ministrado pela sócia–diretora da Tac7 (consultoria especializada em Desenvolvimento Gerencial de Cartórios), Talita Caldas, o curso se dividiu em 3 temas: “Reflexão Estratégica sobre os serviços notariais: planejamento e procedimentos monitorados”, “Como estamos? Foco no RH, principal recurso da serventia” e “Análise financeira da serventia: as decisões financeiras que estão sendo tomadas estão de acordo com o planejado?”.

Na abertura do evento, Talita Caldas explicou que o treinamento é bastante comum para o âmbito empresarial, mas não para o extrajudicial. “Esse conhecimento será melhor transmitido por alguém que tenha experiência e vivência no mercado do que pelo Google – a fonte oficial de busca de muitas pessoas”, enunciou. Após atuar por 17 anos na área de serviços e verificar a dificuldades de titulares de serventias na área administrativa, ela resolveu se especializar na área para prestar auxílio. “O meu objetivo aqui é que vocês saiam com várias ferramentas para usar na rotina do cartório”.

Para o Tabelião de Notas e Protesto de Dracena, Rodrigo Sordi, ao se preparar para um concurso, o candidato mergulha em temas jurídicos; no entanto, a parte administrativa normalmente vem com a prática e a vivência após assumir o cartório. “Apesar de exercer a função notarial e registral há quase 10 anos, a formação jurídica e os estudos constantes para aperfeiçoamento técnico nos distanciam da gestão do cartório. Nesse ponto, é que o curso conduzido pela Talita Caldas me abriu os olhos para a questão da Gestão da Serventia. Não tenho dúvidas de que o conteúdo do curso teria me auxiliado muito na tarefa administrativa no início da minha jornada como tabelião”, articulou.

O notário explicou que finalmente compreendeu a diferença entre administrar e gerir a serventia. “A gestão é uma atividade mais ampla, com aplicação de técnicas de planejamento, padronização dos procedimentos do cartório, avanços constante do quadro de colaboradores (recursos humanos) e controle da gestão financeira, sempre buscando prestar serviços com mais qualidade e segurança”. Para ele, o formato do curso foi bastante satisfatório. “A Talita Caldas conduziu o treinamento de uma forma bastante propícia à troca de experiências entre os colegas. Acredito que esse tenha sido um dos pontos altos do treinamento”.

Para a tabeliã substituta do Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições, Tutelas e Tabelionato de Notas de Hortolândia, Ivanize Cristina Pereira de Andrade Vieira Loureiro, o treinamento foi valoroso. “O curso abrange diversos aspectos da nossa atividade e nos fornece certos parâmetros, que auxiliam e servem de base para o planejamento administrativo e financeiro do cartório”, relatou. Por ser uma atividade dinâmica, ela acredita que os notários não podem se acomodar e sempre devem buscar novos conhecimentos. “Todos os temas agregaram algo às rotinas do cartório, tanto na gestão de pessoas e planejamento, como também na área financeira. Estou colocando em prática muitos tópicos que foram vistos no curso e tenho obtido sucesso”.

O Módulo 2 do “Treinamento de Gestão de Cartórios”, que abordará finanças, clientes/ mercado, procedimentos internos, aprendizados e inovações, ocorrerá nos dias 5 e 6 de maio no auditório do CNB/SP. Clique aqui para se inscrever.