As auditorias remotas do PQTA Digital 2020 vão avaliar os mesmos requisitos da última edição do Prêmio, em 2019, com complemento da área de Continuidade do Negócio
 
Com 58 requisitos, a checklist da 16ª edição do Prêmio de Qualidade Anoreg (PQTA), que pode ser acessada aqui, é uma lista de itens que atesta a qualidade do serviço extrajudicial prestado aos brasileiros. A avaliação inclui apenas pontos essenciais para uma boa gestão estratégica, além de considerar as instalações físicas, e a preocupação da unidade com a segurança e a saúde dos envolvidos em todos os processos da atividade. As auditorias, neste ano, serão remotas, formato utilizado para adaptação junto ao distanciamento social causado pela pandemia, proporcionando, inclusive, a redução de custo para algumas categorias do Prêmio.
 
O objetivo do PQTA é fortalecer e divulgar as ações de todo o serviço extrajudicial do país, como classe. Ou seja, as serventias que iniciaram o processo da Qualidade há pouco tempo e cumprirem de 0% a 35% da lista já garantem a Menção Honrosa. Mas se executarem 21 itens da checklist, sendo 36%, o cartório sobe de categoria e recebe o Prêmio Bronze. Ao cumprir de 50% a 84%, a serventia é enquadrada no Prêmio Prata. Em seguida, com 85% a 94%, Prêmio Ouro, e 95% a 100%, Prêmio Diamante. Nas duas últimas categorias, além da lista de auditoria, é necessário respeitar pré-condições.
 
Dentre os setores auditados estão Estratégias, Gestão Operacional, Gestão de Pessoas, Instalações, Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, Gestão Socioambiental, Gestão da Informatização e Controle de Dados, Gestão da Inovação, Compliance, e a única novidade da checklist em 2020, decorrente da crise pandêmica, Continuidade do Negócio.
 
Novidades
 
Na 16ª edição, o PQTA vai valorizar, ainda mais, os cartórios que investem em ações socioambientais e na educação continuada. Para isso, dentro do requisito 26, que analisa a proposta de formação da serventia, serão considerados, para pontuação, aqueles que realizaram cursos de qualificação, presenciais ou a distância, por meio da Escola Nacional dos Notários e Registradores (Ennor) e das Escolas mantidas pelas Anoregs Estaduais e institutos membros.
 
Já no requisito 44, que trata da Gestão Socioambiental, serão valorizados e reconhecidos, como parte da pontuação, os serviços notariais e registrais que ganharam o Selo de Responsabilidade Social e Ambiental da RARES-NR. A Rede Ambiental e de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores (RARES-NR) premia as atitudes socioambientais realizadas pelos cartórios de todo território nacional ao longo do ano.
 
Estratégias
 
Os seis primeiros itens da checklist, que compõem a área de Estratégia, avaliam se o cartório possui missão, visão e valores definidos, e documentados de forma que sejam de conhecimento de todos os que trabalham e frequentam o ambiente. Outros requisitos incluem a constatação da entrada e da saída dos principais processos da serventia, a presença de um planejamento estratégico baseado em indicadores de desempenho, considerando, também, se é feita a revisão desse documento a cada 12 meses junto aos colaboradores. Os demais requisitos estão disponíveis aqui.
 
As inscrições para o PQTA Digital 2020 estão abertas até o dia 31 de junho.
 
Acesse o site oficial para mais informações.