Parecer é necessário nos processos de locação, compra e venda, avaliação de patrimônio, inventário, indenizações, entre outros
 
A avaliação para definir o preço de um imóvel é o ponto inicial do processo de compra e venda de uma unidade, seja ela nova ou usada, e pode acelerá-lo significativamente.
 
A análise também é necessária em diversas outras situações. Saiba quando e por que pedir a avaliação do seu imóvel.
 
A avaliação documentada fornece um valor para o imóvel e explica em detalhes porque foi determinado aquele preço. Ela inclui dados da estrutura do imóvel, comparativos de imóveis semelhantes vendidos na região e informações sobre zoneamento, infraestrutura e de mobilidade urbana.
 
O parecer pode ser solicitado em diversos casos, como quando parentes ou cônjuges em processo de divórcio discordam sobre o valor de um imóvel herdado ou compartilhado prestes a ser vendido, quando há permutas de imóveis ou quando a instituição financeira retomada a unidade por inadimplência e o proprietário discorda do valor atribuído.
 
VEJA OS PRINCIPAIS MOTIVOS PARA PEDIR A AVALIAÇÃO
 

  • Processo de locação e/ou de compra e venda
  • Avaliação patrimonial de pessoas físicas e jurídicas
  • Inventários e divisão de bens entre casais em processo de divórcio
  • Financiamentos imobiliários
  • Uso do imóvel como garantia para obtenção de crédito
  • Indenização em desapropriação para equipamentos públicos ou ampliação do sistema viário e/ou rodoviário

 
“O parecer técnico também é muito bom para que a pessoa não tenha ansiedade ao fazer o negócio, porque o proprietário passa a conhecer o preço de mercado do seu imóvel e entende exatamente se está o vendendo por um preço acima ou abaixo do seu valor ou ainda no caso da venda de imóveis usados, como a negociação é permeada por muitas contrapropostas, o parecer técnico é apresentado para dar base ao valor estipulado pelo vendedor”, afirma o corretor de imóveis e avaliador de imóveis há mais de 30 anos, Anchieta Dourado.
 
O valor da avaliação é variável e deve ser acordado com os corretores contratados para o serviço. No entanto, o Sindicato dos Corretores de Imóveis de São Paulo (Sciesp) orienta que o valor mínimo a ser cobrado seja de R$ 650.
 
Para encontrar profissionais adequados e treinados para a análise, os proprietários devem consultar o site do Conselho Federal de Corretores de Imóveis que possui a lista de profissionais inscritos no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI).
 
Entre os aspectos observados durante o parecer que podem diminuir ou aumentar o valor do imóvel estão a localização, a conservação da propriedade, as reformas, a documentação, as facilidades no entorno, a quantidade de vagas de garagem, o andar da unidade no caso de apartamentos, entre outros fatores.
 
PROFISSIONAIS CAPACITADOS
 
O documento oficial de uma avaliação, chamado de Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (PTAM), exige uma formação técnica específica. Diante do significativo número de situações que demandam a análise, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará oferece gratuitamente um curso online de 14 horas/aulas sobre para todos os corretores de imóveis do Estado.
 
“A alienação de um imóvel somente acontece dentro do valor real de mercado. Assim sendo, a avaliação prévia por um profissional da região é de suma importância para concretização do negócio de quem de fato precisa alienar e não especular no mercado”, esclarece Andersom Bontorim, coordenador do Setor de Educação Continuada do Departamento de Desenvolvimento Profissional do Creci de São Paulo.
 
O treinamento ainda dará direito a inscrição no CNAI. As vagas são limitadas e exclusivas para corretores de imóveis. Os alunos do Programa de Educação Continuada ao corretor de imóveis (Proecci) vão desenvolver Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA) Operacionais e Administrativas dos Negócios Imobiliários.
 
“Além de fazer uma grande revisão dos principais aspectos inerentes à atividade de transações imobiliárias, os alunos são instruídos a realizarem uma avaliação mercadológica de um bem imóvel, pelo método comparativo direto de dados de mercado. Portanto, aprendem a realizar a vistoria, a colher uma amostra adequada de imóveis que servirão de referenciais para as análises”, explica Bontorim.