O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, nesta segunda-feira (1º) acompanhou as solenidades virtuais de Abertura do Ano Judiciário do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP) e do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS), além de prestigiar a sessão inaugural da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
 
No STF, a sessão solene aconteceu pela manhã. O presidente do Supremo, ministro Luiz Fux, abordou o momento pandêmico, falou da importância da pluralidade de visões dentro dos tribunais e ressaltou os desafios de um ano eleitoral. No Judiciário gaúcho, tomou posse a nova administração para o biênio 2022/2023. Além da presidente eleita, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, primeira mulher a chefiar o Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, integram a gestão os desembargadores Alberto Delgado Neto (1º vice-presidente), Antonio Vinicius Amaro da Silveira (2º vice-presidente), Lizete Andreis Sebben (3ª vice-presidente) e Giovanni Conti (corregedor-geral da Justiça). O desembargador Ricardo Anafe também acompanhou a instalação da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A solenidade contou com a participação virtual de parlamentares e representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
 
Também nesta segunda-feira, o TCE/SP realizou a posse solene da nova cúpula diretiva. Na solenidade virtual, o desembargador Ricardo Anafe parabenizou a presidente no ano de 2021, conselheira Cristiana de Moraes, pelo exitoso trabalho e saudou os novos membros da cúpula diretiva: conselheiros Dimas Eduardo Ramalho (presidente), Sidney Estanislau Beraldo (vice-presidente) e Renato Martins Costa (corregedor). “A excelência de gestão do TCE/SP é de importância sem igual. É um Tribunal de Contas que tem a seu cargo a orientação, fiscalização e o poder censório em relação a inúmeras pessoas de direito público interno e de outras pessoas jurídicas e entidades”, ressaltou. “O erário é muito importante, ele pertence a cada cidadão de São Paulo. Essa transparência do TCE/SP e a perfeição de seus julgamentos garantem o exercício da democracia e o exercício pleno da fiscalização do dinheiro público.” Também esteve presente virtualmente o corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia.