O Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) recebeu na tarde desta quinta-feira (07/03) uma junta de notários alemães para uma reunião bilateral entre os países ocorrida na sede da entidade, em Brasília/DF. O diretor do CNB/CF, Ubiratan Guimarães, recebeu os notários europeus ao lado do diretor do CNB/SP, Alexandre Kassama e do presidente do CNB/DF, Geraldo Felipe de Souto, e realizou uma visita guiada pela estrutura da sede do CNB/CF, assim como realizou uma apresentação sobre o funcionamento do e-Notariado.

 

Do lado alemão, estiveram presentes Jens Bormann, presidente do Conselho de Notários da Alemanha, David König, diretor da seção de Relações Internacionais, Philip Bender, assessor do Conselho, e Sabine Schumann, chefe da divisão em Bruxelas. A equipe europeia apresentou os desafios do país na integração de novas tecnologias no notariado nacional e destacou o papel do tabelião em atos de Direito Societário na Alemanha.

 

Ambos integrantes da Comissão de Direção da UINL, Ubiratan e Jens debateram sobre os desafios e conquistas de cada Notariado e como a cooperação bilateral entre países podem impulsionar o desenvolvimento da atividade a partir do Direito Comparado. “O encontro entre as delegações brasileira e alemã marca um passo importante na direção do fortalecimento das relações internacionais no setor notarial. A troca de experiências e melhores práticas entre os dois países não apenas enriquece o conhecimento e a eficiência dos serviços notariais, mas também fortalece a segurança jurídica e empresarial nos dois contextos nacionais”, disse Ubiratan.

 

Apresentações

 

Baseada na evolução das soluções tecnológicas online do Notariado Brasileiro, Ubiratan Guimarães traçou a linha do tempo da Certificação Digital Notarizada e a introdução de centrais eletrônicas para melhor gestão e translado de dados e atos. Ubiratan destacou os “números monumentais e continentais” do e-Notariado em quase 4 anos de regulamentação e ressaltou a relevância e essencialidade da solução à sociedade brasileira, “cada dia mais modernizada, conectada e presente no mundo virtual”, disse. Por fim, a apresentação contou com um vislumbre das futuras centrais notariais, como a Central de Doação de Órgãos, que será lançada no próximo 21 de março.

 

Já os representantes alemães apresentaram as práticas notariais em seu país, destacando especialmente o trabalho dos notários em Direitos Societários e o papel vital que desempenham na garantia da segurança jurídica das empresas alemãs. Jens Bormann destacou que a presença notarial nos atos voltados às empresas também é considerada um pilar na agilidade e eficácia dos negócios.

 

Além disso, a reunião reforçou o papel do notariado na era digital, uma vez que ambos os países estão empenhados em integrar soluções tecnológicas para otimizar e segurar os processos notariais. “No Brasil, o e-Notariado é um exemplo de como a tecnologia pode facilitar a vida dos cidadãos e profissionais do direito, oferecendo serviços mais rápidos, seguros e acessíveis”, disse Bormann.

 

Por fim, Bormann destacou que o “intercâmbio de conhecimentos e experiências entre Brasil e Alemanha simboliza um avanço significativo na cooperação internacional notarial” e destacou que há muito potencial para desenvolver ainda mais os serviços e a segurança jurídica em ambos os países.

 

Fonte: CNB/CF

Deixe uma resposta