No Dia do Bibliotecário (12 de março), mais de 50 convidados se reuniram para prestigiar novo centro de conhecimento com acervo doado por professor de Direito da FDUSP, José Fernando Simão

 

No dia 12 de março (Dia do Bibliotecário), o Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP) inaugurou a biblioteca pública Zeno Veloso, localizada na sede da entidade. Na ocasião, estiveram presentes mais de 50 convidados, entre notários e juristas. O acervo foi totalmente doado pelo professor de Direito da FDUSP, José Fernando Simão, até então proprietário do acervo jurídico de enorme valor histórico (originalmente do tabelião e jurista Zeno Veloso).

“O Zeno não ia em nenhum lugar do mundo que não comprasse um livro, não ia em nenhum sebo do mundo que não comprasse um livro – tanto que ele tinha várias duplicatas, porque ele comprava e esquecia”, disse o professor Simão em pronunciamento que realizou durante a inauguração da biblioteca. “Eu estou muito grato em ter sido acolhido pelo CNB/SP porque foram vocês que viabilizaram o que era só uma ideia. E eu tenho três promessas que fiz ao Zeno: a biblioteca Zeno Veloso, a bolsa de estudos aos alunos de Direito carentes no Pará (Belém), apoiado pelo Gui [irmão de Zeno] e o Prêmio Zeno Veloso, que será voltado para quem escreve na área jurídica, com enfoque jurídico e histórico – que eram as duas paixões do Zeno na hora que escrevia”.

“A história dele transcende o ambiente notarial, o ambiente civilista, constitucional, ele é unanimidade”, afirmou o presidente do CNB/SP, Daniel Paes de Almeida. “É uma gratidão, uma honra inexplicável eu estar aqui nesse momento. Eu só tenho a agradecer a generosidade do professor Simão que conseguiu se desapegar desse acervo e estar aqui ao lado de tantas pessoas que engrandecem a história do Zeno”.

“Toda a obra sempre foi destinada ao Simão mesmo, as 5.300 obras. Então após a passagem do meu pai, em 2021, ele logo mandou desmobilizar um escritório inteiro, enviando caminhões [ao Pará]. Era tudo muito complicado, caótico, porque era composto de estantes com fundos falsos com 5 outras estantes atrás”, rememorou Lorena Benchimol de Veloso, filha de Zeno Veloso – que prestigiou lançamento do novo estabelecimento em São Paulo. “E aí se passaram esses anos todos, eu não sabia exatamente qual era o plano do Simão e veja, estamos diante dessa coisa maravilhosa! Isso vai multiplicar o saber. O que importa é isso: quantas gerações não vão poder acessar esse tesouro”.

Fonte: CNB/SP

Deixe uma resposta