Ao menos 12 capitais recebem, neste sábado (19/10), ações da campanha Jornada Notarial 2024: Aedo Dia D”, para sensibilização da população sobre a importância da Autorização Eletrônica para Doação de Órgãos (Aedo). Promovida pelo Colégio Notarial do Brasil/Conselho Federal (CNB-CF), a campanha conta com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Corregedoria Nacional de Justiça.

 

As ações acontecem nas capitais Brasília (DF), Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Cuiabá (MT), Recife (PE), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Belo Horizonte (BH), Manaus (AM), Vitória (ES), Campo Grande (MS) e Natal (RN), além de centenas de outras cidades do país.

 

A intenção é sensibilizar a sociedade sobre o ato de doação de órgãos e fortalecer o papel social desempenhado pelos tabeliães de notas na prestação de serviços de interesse público. A Corregedoria Nacional autorizou os tabelionatos de notas de todo o país a realizar os atos em ambiente externo ao cartório e em dia não útil, garantindo a segurança jurídica necessária a todos os procedimentos.

 

Em Brasília, Aracaju, João Pessoa, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Mato Grosso do Sul, a ação acontece, respectivamente, nos shoppings: Conjunto Nacional, Jardins, Manaíra, Tijuca, Plaza, Estação BH e Norte Sul Plaza.

 

Em São Paulo, a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) recebe a jornada como parte da programação do XLIII Congresso Médico Universitário (Comu), realizado nas pendências do campus universitário. Também em Curitiba, uma instituição de ensino, a Faculdade Santa Cruz, abraçou a campanha.

 

Em Cuiabá, a ação acontece na Praça da República, e, em Porto Alegre, no Largo Glênio Peres. Em cidades como Manaus, os tabelionatos abrirão, excepcionalmente na manhã deste sábado. Além da emissão da AEDO, os cartórios estarão disponíveis para tirar dúvidas sobre divórcios, testamentos, inventários, compra e venda de imóveis, entre outros serviços.

 

Certificado Digital Notarizado

Os interessados em emitir Aedo devem comparecer no horário previsto das atividades portando documento de identidade com foto. Um profissional coletará as informações do cidadão, emitirá seu Certificado Digital Notarizado — uma assinatura digital que garante a identificação da pessoa que assinará a doação — e registrará a vontade do solicitante na plataforma digital e-Notariado, que congrega todos os serviços digitais brasileiros.

 

O formulário eletrônico de doação de órgãos foi lançado pelo CNJ em abril deste ano, também em parceria com o CNB. A campanha “Um Só Coração: seja vida na vida de alguém” marcou a regulamentação da Aedo, oferecida pelos cartórios de forma gratuita e on-line. Desde abril, quase 15 mil pessoas manifestaram a intenção de serem doadoras. A Aedo é emitida pelos tabeliães de notas e tem validade como declaração de vontade da pessoa em ser doadora de órgãos, tecidos e partes do corpo humano.

 

Acesse aqui o passo a passo para fazer a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (Aedo)

 

Confira os horários e locais de atendimento da Jornada Notarial 2024:

 

Brasília                      Shopping Conjunto Nacional     a partir das 10h

 

Aracaju                     Shopping Jardins                           das 10h às 17h

 

João Pessoa             Shopping Manaíra                         das 14h às 20h

 

Curitiba                     Faculdade Santa Cruz                  das 10h às 17h

 

Rio de Janeiro         Shopping Tijuca                             das 10h às 17h

 

Cuiabá                       Praça da República                       das 8h às 14h

 

Recife                        Shopping Plaza                               das 9h às 15h

 

Porto Alegre            Largo Glênio Peres                        das 9h às 14h

 

São Paulo                 Faculdade de Medicina da USP das 9h às 17h

 

Belo Horizonte       Shopping Estação BH                   das 10h às 14h

 

Manaus                    Tabelionatos da cidade               das 8h às 12h

 

Campo grande        Shopping Norte Sul Plaza            das 10h às 16h

 

 

Fonte: CNJ

Deixe um comentário