• O novo serviço de crédito de carbono da Amazon permite que empresas qualificadas acessem créditos de carbono de alta qualidade e baseados em ciência por meio do Sustainability Exchange.
  • As empresas participantes devem se comprometer com padrões rigorosos de redução de emissões e relatórios.
  • Iniciativa apoia projetos baseados na natureza e soluções tecnológicas para acelerar a descarbonização global.

A Amazon anunciou o lançamento de um serviço de crédito de carbono, expandindo seu Sustainability Exchange para fornecer acesso a créditos de alta integridade e baseados em ciência. Esta iniciativa tem como alvo fornecedores, clientes empresariais e signatários do Climate Pledge que buscam maneiras confiáveis ​​de complementar suas estratégias de descarbonização.

“O mercado voluntário de carbono tem sido desafiado com questões de transparência, credibilidade e disponibilidade de créditos de carbono de alta qualidade,” disse Kara Hurst, diretora de sustentabilidade da Amazon. “Estamos usando nosso tamanho e altos padrões de verificação para ajudar a promover investimentos adicionais na natureza e estamos animados em compartilhar esta nova oportunidade com empresas que também estão comprometidas com o difícil trabalho de descarbonizar suas operações.”

Além da descarbonização operacional

Como parte de sua meta mais ampla de atingir emissões líquidas de carbono zero até 2040, a Amazon ressalta a urgência de escalar soluções de remoção de carbono, proteger florestas e restaurar ecossistemas. A pesquisa do IPCC enfatiza a necessidade de remover aproximadamente um trilhão de toneladas de carbono atmosférico até 2100 para mitigar os impactos das mudanças climáticas.

“O desmatamento é responsável por 30% das emissões globais. Se não o acabarmos e o revertermos, não conseguiremos controlar as alterações climáticas.” observado Dr. M. Sanjayan, CEO da Conservation International. “O divisor de águas? Grandes players do setor privado como a Amazon se manifestando para reconhecer que proteger a natureza é uma necessidade econômica, não apenas ambiental.”

Padrões rigorosos de credibilidade

O acesso a esses créditos de carbono de alta qualidade é estritamente limitado a empresas que se comprometem publicamente com metas de emissões líquidas zero, abrangendo emissões de Escopo 1 (diretas), Escopo 2 (eletricidade indireta) e Escopo 3 (outras indiretas). Os participantes também devem relatar regularmente suas emissões de gases de efeito estufa e implementar estratégias de descarbonização baseadas na ciência.

“Obter créditos de alta qualidade é essencial para nós e, com um parceiro confiável como a Amazon ao nosso lado, estamos animados e confiantes de que nossa mudança para o mercado voluntário de carbono realmente fará a diferença onde mais importa.” disse Kristine Rohls, Diretora de Pessoas da Slalom.

As empresas que já utilizam o serviço incluem Flickr, Seneca Group, Ryan Companies, Corsair, Steelcase e Slalom.

“No Flickr e no SmugMug, investimos em uma série de soluções baseadas na natureza para impacto além do carbono, mas elas geralmente não têm credibilidade. A expertise e o rigor científico da Amazon significam que nossa equipe pode atingir nossas metas climáticas com confiança,” disse Ben MacAskill, diretor de operações e presidente do Flickr.

Líderes ambientais ressaltam a necessidade e a urgência da iniciativa da Amazon:

“Nosso planeta não pode esperar. A necessidade de uma ação corporativa climática ousada nunca foi tão urgente. Cortar emissões e proteger a natureza são ambos cruciais,” disse Fred Krupp, presidente do Fundo de Defesa Ambiental. “O serviço de crédito de carbono da Amazon mostra como as empresas podem tomar medidas significativas com rapidez e escala.”

A Amazon continua enfatizando a inovação colaborativa e apoiada pela ciência como essencial para lidar com as mudanças climáticas e atingir as metas globais de sustentabilidade.

Fonte: ESG News

Deixe um comentário