A Jornada Notarial 2024 realizada no último final de semana mobilizou cartórios em todo o país e resultou na solicitação de 1.256 Autorizações Eletrônicas para Doação de Órgãos (AEDOs). A Jornada ofereceu, além da emissão de AEDOs, aconselhamento jurídico gratuito à população, a fim de promover a importância dos serviços notariais, da segurança jurídica às famílias e negócios, além da conscientização sobre a importância da doação de órgãos.

 

A iniciativa abrangeu 24 estados e o Distrito Federal, com São Paulo liderando a solicitação de AEDOs, totalizando 270 autorizações. O Paraná, com 145 solicitações, e Rio de Janeiro com 141, também tiveram grande adesão. Outros estados como Rio Grande do Sul (98) Paraíba (85), Minas Gerais (73) Amazonas (49) e destacaram-se e integraram o notariado local à participação nacional no mutirão.

 

Em mutirões especiais pelas capitais estaduais, 14 Seccionais promoveram ações em shoppings e outras localidades públicas, como Brasília (Shopping Conjunto Nacional), Curitiba (Faculdade Santa Cruz), Aracaju (Shopping Jardins) e João Pessoa (Shopping Manaíra), foram palco de atividades que aproximaram o notariado da população.

 

Giselle Oliveira de Barros, presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), comentou sobre o impacto do evento: “A Jornada Notarial 2024 reforça o papel dos cartórios em causas sociais de grande importância. A emissão das AEDOs não só oferece segurança jurídica, mas também salva vidas. A participação dos cartórios em todo o Brasil reflete a força do notariado em sua missão social.”

 

A juíza auxiliar do CNJ, Liz Rezende, ressalta que a Jornada mostrou-se “um grande sucesso na conscientização da população e destacou o importante papel social dos cartórios de notas no Brasil”. Para a juíza, o evento “foi um marco de engajamento e demonstração da força e da união do Notariado Brasileiro em prol da segurança jurídica”, diz.

 

O evento teve grande cobertura nos principais veículos de comunicação, com destaque no Jornal Nacional, SBT News, e Jornal da Record, além de portais e emissoras locais. Veja as reportagens na íntegra:

 

Jornal Nacional

SBT News

Jornal da Record

A Jornada Notarial permitiu que a população tirasse dúvidas sobre serviços como inventários, divórcios, procurações e compra e venda de imóveis, fortalecendo a conexão entre os cartórios e a sociedade. A ação também buscou reduzir a fila de espera por transplantes no Brasil, que já supera 40 mil pessoas.

 

“A emissão das AEDOs foi um sucesso, um verdadeiro ato de cidadania que ajudará milhares de brasileiros à espera de um transplante. Essa edição da Jornada Notarial reforça nosso compromisso com a solidariedade e a modernização dos serviços notariais”, concluiu Giselle Oliveira de Barros.

 

Fonte: CNB/CF

Deixe um comentário