A gestão financeira e administrativa da serventia depende do foco do titular, principalmente pelos impactos no patrimônio, na equipe e na sociedade. Hoje vamos falar do Impacto social.
Toda sociedade é impactada por um serviço eficiente, sério, rápido e transparente. Lamentavelmente as serventias são automaticamente associadas à burocracia e ao custo. O que você faz para mudar essa imagem?
Além enfatizar a importância dos cartórios, também é fundamental apresentar para a população procedimentos eficientes desde o momento em que o cliente entra na serventia (ou acessa o site) e começa o atendimento. Para alguns cartórios já se torna essencial o controle de filas, salas com ar condicionado, ou vagas para estacionamento de clientes.
Portanto, o serviço não pode ser relacionado apenas à entrega, conferência, carimbos e devolução de documento com “fé pública”, isso é o básico esperado. Hoje cada cliente (e todos nós também) queremos uma experiência individual que nos permita receber o mínimo de atendimento que transmita acolhimento (com resultado, claro!). O cliente não irá esquecer, os custos podem ser planejados para os determinados contextos e toda sociedade agradece.
Referência: CALDAS, Talita / SCIASCIA, Daniela. Como Melhorar as Finanças do seu Cartório? Aprenda Passo a Passo. 2017. 29 p. Ebook no website www.tac7.com.br.
*Talita Caldas é Sócia Diretora da Tac7.