Comunidade jurídica prestigiou posse solene
 
O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu ontem (27), no Salão do Júri do Palácio da Justiça, sede da Corte, a posse solene de seu mais novo desembargador, Alexandre Carvalho e Silva de Almeida. “A Magistratura é grande e o Tribunal de Justiça paulista contribui imensamente para isso, com a qualidade e competência de seus membros. Peço, então, que Deus me dê saúde, força, competência e humildade para prosseguir na nova jornada que se inicia. Para que possa enfrentar os desafios com coragem nesses tempos difíceis que se avizinham”, declarou o magistrado em seu discurso de posse.
 
Após Alexandre Almeida prestar compromisso, assinar o termo de posse e ser outorgado com o Colar do Mérito Judiciário, o desembargador Claudio Luiz Bueno de Godoy, designado orador em nome do Tribunal, contou a caminha de três décadas na Magistratura do empossado. Alexandre Carvalho e Silva de Almeida nasceu em 1965 na cidade de Campinas. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – turma de 1988. Ingressou na Magistratura paulista em 1990, como juiz substituto da 18ª Circunscrição Judiciária, com sede em Fernandópolis. Ao longo da carreira também trabalhou nas comarcas de Jundiaí, Piedade, Araras e São Paulo. Foi removido ao cargo de juiz substituto em Segundo Grau em 2012. Assume o cargo de desembargador decorrente da aposentadoria de Fernando Antonio Maia da Cunha.
 
“O desembargador Alexandre Almeida é sereno, sem deixar de ser firme. Age com ponderação; age com prudência; age com calma. Age ainda com extrema lhaneza, com peculiar cortesia, ao tratar e lidar com todos, sem distinção. Não se precipita; mas não tarda; reflete, mas sem tibieza”, considerou o orador Claudio Godoy. “É o retrato exato de quem bem entende o que significa ser juiz. Para quem o é e para quem de fora o vê.”
 
O desembargador Alexandre de Almeida rememorou a carreira na Magistratura paulista, com seus aprendizados, conquistas, amigos e mestres. “A vida foi demais generosa comigo e dela serei um eterno devedor”, afirmou. “Aprendi, desde cedo, que ser juiz não é apenas uma profissão. É também uma missão, que enseja conhecimento, estudo contínuo, perseverança e humildade para respeitar o jurisdicionado, verdadeiro destinatário de nossas decisões, que anseia por uma sentença rápida, muitas vezes determinantes na sequência de sua vida”, declarou. Alexandre Almeida emocionou os presentes com os tocantes agradecimentos dirigidos a amigos e familiares. Uma das homenagens foi ao pai, desembargador Caio Eduardo Canguçu de Almeida, vice-presidente do TJ/SP no biênio 2006/2007: “Espero, meu pai, poder honrar sua toga que, por deferência sua, envergo nessa solenidade”.
 
O presidente do TJ/SP, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, saudou os presentes na pessoa do desembargador Canguçu e fez um cumprimento especial aos familiares do empossado, inclusive ao juiz André Carvalho e Silva de Almeida, irmão de Alexandre. “Fico extremamente feliz de, já no final de minha gestão, poder presidir a posse solene do desembargador Alexandre Carvalho e Silva de Almeida”, declarou Pereira Calças. “Uma gestão é marcada por momentos felizes e outros difíceis, por momentos de tranquilidade e outros em que sentimos o peso de se dirigir uma Corte do tamanho do Tribunal de Justiça de São Paulo. E há momentos como esse, que enchem nosso coração de alegria”, refletiu o presidente. Segundo ele, a posse solene e seus participantes demonstraram serem refertos de atributos essenciais ao um integrante da Magistratura paulista: “postura, compostura, amor à Justiça, valores morais, ética e vontade de servir e não de servir-se da Justiça”, enumerou. Para encerrar, o presidente proferiu votos de felicidade para aqueles que darão continuidade à “saga dos Carvalho e Silva de Almeida”.
 
Também prestigiaram a solenidade a secretária executiva da Justiça e Cidadania, Ana Paula Sampaio de Queiroz Bandeira Lins, representando o governador; o vice-presidente do TJ/SP, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o desembargador Ricardo Mair Anafe, ex-presidente da Seção de Direito Público (biênio 2014/2015), que representou o atual presidente, desembargador Getúlio Evaristo dos Santos Neto; o ex-presidente do TJ/SP, desembargador José Renato Nalini; a subprocuradora-geral de Justiça de Integração e Relações Externas, Lidia Helena Ferreira da Costa Passos, representando o procurador-geral de Justiça; a defensora pública coordenadora do Núcleo de Segunda Instância e Tribunais Superiores, Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho, representando o defensor público-geral; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Francisco Eduardo Loureiro; o ex-corregedor-geral da Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Maurício da Costa Carvalho Vidigal; o ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo, desembargador Mário Devienne Ferraz; o diretor do Departamento de Saúde da Associação Paulista do Ministério Público, Francisco Ruiz Calejon, representando o presidente; os pais do empossado, desembargador Caio Eduardo Canguçu de Almeida e Maria de Lourdes Carvalho e Silva; a esposa Maria Cristina Raffi de Almeida; e os filhos Maria Carolina e Caio; muitos colegas magistrados, integrantes do Ministério Público, defensores públicos, advogados, autoridades civis e militares, familiares e servidores da Justiça.