A Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis listou uma série de dicas para que o consumidor não caia em golpes
 
Com a proximidade da Black Friday, temporada de grandes descontos de serviços e produtos em todo o país, o setor de imóveis também aproveitou para se projetar e aumentar as vendas. As promoções consideradas imperdíveis estão espalhadas pela internet e em cartazes. Porém, é preciso ter cautela e verificar se as promessas são reais de fato: se compensam ou mascaram valores. Quando se trata da compra da casa própria, o precaução deve ser ainda maior, pois o prejuízo pode desestabilizar todo o orçamento de uma família.
 
Em 2019, o mercado de imóveis ofereceu descontos de até 30% na Black Friday, e os resultados foram vantajosos para o setor. As expectativas são ainda melhores para este ano.
 
“Se em 2019 as vendas on-line aumentaram 23%; neste ano, o dia 27 de novembro [dia D da Black Friday] indica que esse percentual será ainda maior por causa da pandemia. As ofertas são tentadoras, principalmente na internet, onde tudo acaba sendo feito sem contato presencial. O consumidor adotou novos hábitos e muitos ainda preferem manter a distância social até que seja oferecida a vacina contra a Covid-19”, analisou o o diretor de Condomínio e Locação da Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (Abadi), Marcelo Borges.
 
Super descontos
 
Entre as promoções que dominam a internet neste mês, há sites especializados que oferecem desconto de até 50% na compra de um imóvel em qualquer lugar do país, com isenção do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), além de registro em cartório e até escritura grátis. Uma grande incorporadora do ramo anuncia 800 imóveis com preços reduzidos. Na ponta do lápis, é possível economizar, segundo os anúncios, mais de R$ 160 mil em compras de apartamentos de alto padrão.
 
São nessas promessas muito vantajosas que podem estar as pegadinhas. O ITBI, por exemplo, não é passível de isenção. Ele é previsto em lei e está presente nas transações imobiliárias. O valor máximo é de 3% do valor do imóvel.
 
“O anúncio deve estar errado. Não existe desconto em ITBI ou isenção. A empresa pode assumir o valor do ITBI para o cliente em uma promoção como essa. É algo muito comum em negociações do Programa Minha Casa Verde e Amarela, quando o comprador não tem dinheiro para pagar o imposto, mas, ele é pago, não existe isenção”, alertou o presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), Eduardo Aroeira.
 
Interesse no ramo
 
Com as promoções, o consumidor tem respondido bem ao estímulo. É o que aponta estudo encomendado pelo Google e realizado pela agência Provokers. Segundo o levantamento, a intenção de compra de imóveis pelo brasileiro durante a Black Friday deste ano cresceu 15% em relação à temporada 2019.
 
Só o volume de buscas no Google sobre o mercado imobiliário aumentou 34% em outubro de 2020 quando comparado a outubro do ano passado. Os temas mais procurados são compra/venda (aumento de 73%) e aluguel de imóveis (70%). Um movimento maior do que o registrado em janeiro, mês tradicionalmente com melhores resultados de procura por informações sobre o segmento, quando foram registradas 27% mais buscas sobre o tema do que a média do ano.
 
Todo cuidado é pouco
 
Além da Ademi, Marcelo Borges, da Abadi, recomenda cuidado antes de o consumidor fechar a compra de um bem de tão alto valor. Para o diretor da associação, é importante deixar a ansiedade de lado e avaliar com responsabilidade as oportunidades ofertadas.
 
Antes de fechar negócio, o consumidor deve estar ciente quanto à diferença de uma loja de eletrodomésticos que decide dar desconto na Black Friday, por exemplo, e de um feirão de imóveis. No segundo caso, as empresas que estão negociando a promoção são intermediadoras, já que os bens ofertados pertencem a terceiros.
 
“A relação não é a mesma. O consumidor deve ficar atento à essa distinção. Essa é uma oportunidade de melhor negociação entre quem vende e quem compra”, analisa Rafael Thomé, presidente da Abadi.
 
De acordo com associação, outras questões devem ser analisadas antes de comprar a casa própria durante a temporada de super promoções.