Evento virtual foi acompanhado simultaneamente por quase 100 pessoas; ao todo, quase mil pessoas visualizaram o encontro
 
No dia 8 de abril, o Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP) transmitiu em suas redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube) a live com o sócio do Brasil Salomão e Matthes Advocacia, doutor pela PUC/SP e professor do IBET, FGV/SP e Insper/SP, Fabio Pallaretti Calcini; e com o presidente do CNB/SP e 2º Tabelião de Notas de Ribeirão Preto/SP, Daniel Paes de Almeida.
 
A live que tratou do tema “Imposto sobre a renda e a declaração para os tabeliães”, teve início às 18h e foi importante para sanar as dúvidas do público sobre o IR. Em uma hora do evento virtual, quase 100 pessoas acompanharam a live simultaneamente. Ao todo, quase mil pessoas visualizaram o encontro, que tiveram as dúvidas enviadas redes sociais respondidas ao vivo.
 
Após breve apresentação de Daniel, Fabio traçou os conceitos gerais do Imposto sobre a Renda, um imposto federal sobre ganhos decorrentes de uma atividade laboral, fiscalizado pela Receita Federal. Ele ressaltou a importância dos tabeliães terem uma boa assessoria contábil e fiscal. “O fisco está, efetivamente, cada vez mais próximo do contribuinte. Sobretudo em atividade como a dos tabeliães, que, além da fiscalização natural da Receita Federal para todos os contribuintes, sofrem uma fiscalização da Corregedoria e do Tribunal de Justiça. E na linha do que você [Daniel] bem comentou, eventual deslize, vamos dizer assim, pode gerar problemas infracionais administrativos. Então, uma boa guarda das informações fiscais contábeis (…) me parece um ponto fundamental”, justificou o especialista.
 
Concluídos os conceitos gerais, os participantes da live passaram a discutir sobre a dedutibilidade. O presidente do CNB/SP comentou a Lei 8.134, que enquadra os tabeliães como sujeitos ao regime do livro-caixa: “A lei é muito subjetiva, porque ela permite que eu abata todas as despesas de custeios pagas, necessárias à percepção da receita e à manutenção da fonte produtora. Quando a gente olha sob o viés do necessário, entra num campo de subjetivismo gigantesco. Então, óbvio, a folha de segurança é necessária, porque sem ela eu não consigo sequer imprimir o livro e exercer minha atividade. A tinta da impressora, é necessária. O aluguel do prédio, é necessário… Tem uma gama de despesas que deixam de ser necessárias, deixam de ser tão óbvias, e passam num campo de subjetivismo”. Além das dúvidas levantadas por Daniel, Fabio também respondeu algumas perguntas feitas pelo público que acompanhava o evento.
 
Acompanhem nossas redes sociais e canais de comunicação para ficar sabendo da programação das próximas lives.
 
Clique aqui e acesse o canal do Youtube do CNB/SP para acessar a live sobre “Imposto sobre a renda e a declaração para os tabeliães” na íntegra.