Dentro do complexo cenário jurídico brasileiro, o instituto do usucapião desponta como uma questão tanto complexa quanto controversa. E não é para menos, afinal, essa legislação estabelece a transferência de posse de propriedades sem a necessidade de uma negociação formal. Muitos cidadãos ainda têm dúvidas sobre o assunto, principalmente de como funciona. Entenda!

 

No Brasil, o direito de usucapião permite que uma pessoa se torne proprietária de um imóvel ou bem móvel que não esteja sendo utilizado pelo seu verdadeiro dono. Dessa forma, qualquer indivíduo que não possua a posse de determinado bem, mas esteja disposto a cuidar e dar-lhe uma finalidade, pode buscar amparo judicial para adquirir o bem por meio das regras de usucapião.

 

Os prazos para aquisição do direito de usucapião variam de acordo com a modalidade aplicável. São eles:

 

  1. Usucapião ordinário: requer 10 anos de posse ininterrupta e contínua do bem;
  2. Usucapião extraordinário: demanda 15 anos de posse ininterrupta;
  3. Usucapião especial rural: exige 5 anos de posse ininterrupta;
  4. Usucapião especial urbano: necessita de 5 anos de posse;
  5. Usucapião coletiva: requer 5 anos de posse ininterrupta;
  6. Usucapião familiar: estabelece 2 anos de posse ininterrupta;
  7. Usucapião indígena: demanda 10 anos.

 

Usucapião é legal?

 

Muitas pessoas também perguntam se o usucapião é um sistema defendido pela lei brasileira. Vale ressaltar que, sim, é um mecanismo legal pelo qual uma pessoa pode adquirir a propriedade de um imóvel ou bem móvel ao comprovar a posse contínua e ininterrupta pelo período estipulado em cada modalidade.

 

É importante destacar, no entanto, que cada caso possui particularidades, e é fundamental contar com o suporte de um profissional do direito especializado para entender as especificidades e garantir o cumprimento dos requisitos legais necessários. Em muitos casos, por exemplo, exige-se até a Aquisição não violenta ou clandestina do bem.

 

Fonte: Consulta Pública

Deixe uma resposta